Bem-estar animal na agroindústria avícola de corte

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A agroindústria avícola nacional tornou-se uma das mais desenvolvidas do mundo, através de investimentos nos sistemas de criação, onde são envolvidos fatores como bem-estar animal, melhoramento genético, nutrição, dentre outros, onde estas alterações são embasadas em legislações nacionais e internacionais, sempre com enfoque as liberdades dos animais.

O bem-estar de um animal se refere ao modo em que ele se encontra nas condições na qual é submetido. Sendo assim, as normas são pré-estabelecidas e adaptadas por meio de estudos  de acordo com a espécie, para que sejam manejadas de acordo com suas exigências de conforto.

Leia também: Bem estar animal: sombra e água fresca basta?

Primeiramente, o sistema adotado é de extrema importância, pois assim é possível adotar medidas certas que atendam às exigências dos animais, colocando os contrapontos positivos ou negativos do sistema em questão. Deste modo, pode-se citar como exemplo problemas de canibalismo, estresses que podem ser recorrentes, sendo assim preciso que sejam feitas alterações no sistema e/ou manejo.

Adequações para as Granjas

Instalações: As aves devem estar sob instalações que propiciem níveis adequados de ventilação, temperatura, umidade e que forneça proteção às mudanças climáticas e ataque de predadores. Além disso, devem ter fácil acesso a comedouros, bebedouros e camas, com ambientes livres de sujeiras. Assim, é possível que os animais consigam  expressar seu comportamento natural, sem que exista competitividade.

Luminosidade: Os frangos devem ter um período de adaptação gradual às mudanças de luz. E quando eles são expostos à um maior fotoperíodo, além de ter fácil acesso a água e comida, eles elevam o consumo, melhorando assim o ganho de peso e desempenho.

Apanha: Deve haver o monitoramento dos animais, para que sejam evitados manejos impróprios.

Animais com lesões e/ou enfermidades que comprometem seu bem-estar não devem ser transportados, sendo preciso um abate manual. As aves devem ser apanhadas pelo dorso, além disso, a quantidade de aves no transporte depende do tamanho das caixas, peso das aves, que tenha espaço suficiente para que os animais possam deitar.

Transporte: Os veículos devem se encontrar em boas condições de higiene, com proteção de lonas/sombrites, contra intempéries ambientais, com o intuito de minimizar índices de estresse térmico.

Pré-Abate: Aves em situações de estresse pelo calor devem ser submetidas ao contato de nebulizadores, exaustores ou  abatidos de imediato.

Eletronarcose: A eletronarcose é o momento em que ocorre a insensibilização, ou seja, neste método  o animal fica inconsciente até o abate. Devendo ser observados e registrados a concentração de gás e o tempo de exposição.

Sangria: Essa fase pode ser feita manualmente ou de modo automático.  É realizada após insensibilização e dura em torno de 3 minutos.

Biosseguridade: É um protocolo a ser seguido sobre os medicamentos de prevenção e tratamento que tem uso autorizado, sendo estes identificados e armazenados de modo apropriado. Ainda assim, material de cama, instalações que estão em contato com as aves devem ser higienizados e/ou trocados.

Avaliação do Bem-Estar Animal

Ao passo que existem boas práticas a serem seguidas, há também métodos não invasivos que permitem  avaliar e identificar possíveis problemas. Deste modo, é possível identificar e prevenir problemas como exemplo de locomoção ou de estresse através de exames radiográficos, ou de imagens termográficas, assim é possível medir  a densidade óssea e analisar mudanças  comportamentais como o estresse.

Enfim, em toda a cadeia de produção, seja ela avícola ou outra, devem ser considerados princípios de sustentabilidade e bem-estar animal aliados aos âmbitos de melhoramento genético, nutrição e manejo. 

Linkedin: Zootecnia Brasil

Referências:

Cadernos técnicos de veterinária e zootecnia,  n°67, dezembro de 2012.

Protocolo de Bem-Estar para Frangos de Corte 2016 <http://www.abpa-br.org>

Universidade Federal de Goiás. Escola de Veterinária e Zootecnia: Bem-estar animal aplicado a frangos de corte.

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »