Bem-estar na avicultura de corte

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A carne de frango é uma das mais consumidas no Brasil e no mundo. A preferência é, sobretudo, devido a qualidade nutricional, custo, facilidade de preparo e disponibilidade no mercado. Há mudanças mundiais ocorrendo no perfil dos consumidores aumentando a procura por produtos de qualidade e que respeitem a qualidade de vida dos animais de produção, não sendo diferente no caso dos frangos de corte.

Dessa forma, para garantir o bem-estar das aves na avicultura, é importante monitorar alguns indicadores, tais como:

Condição corporal: As aves devem ter um bom estado físico, sem sinais de emagrecimento ou obesidade, com penas brilhantes e sem sinais de lesões;

Ambiente: As condições do ambiente de criação devem ser adequadas para as aves, oferecendo espaço suficiente, ventilação adequada, temperatura e umidade controladas, além de áreas para descanso e para ciscar e se movimentar;

Leia também: Bem-estar animal na agroindústria avícola de corte

Comportamento: As aves devem apresentar comportamentos ativos e saudáveis, como ciscar, se alimentar e beber água regularmente, se mover livremente pela área, além de não apresentar comportamentos agressivos ou de medo;

Saúde: As aves devem estar livres de doenças, parasitas e infecções, além de receber cuidados veterinários regulares para prevenção e tratamento de doenças.

Nutrição: As aves devem receber uma alimentação balanceada e adequada às suas necessidades, com acesso a água limpa e fresca;

Ausência de dor: As aves devem ser mantidas sem dor ou desconforto desnecessário, e quaisquer lesões ou problemas de saúde devem ser tratados prontamente;

Interação social: As aves são animais sociais e precisam de interação com outras aves para manterem-se saudáveis e felizes, por isso devem ser mantidas em grupos adequados para a espécie.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Além dos indicadores, as instalações para frangos de corte também necessitam de atenção. Dessa forma, as mesmas devem ser projetadas para proporcionar um ambiente confortável e saudável para os animais, garantindo seu bem-estar e maximizando a produção de carne. Algumas práticas comuns para a construção de instalações para frangos de corte incluem:

Dimensionamento adequado: As instalações devem ser dimensionadas de acordo com o número de aves que serão alojadas, levando em consideração a densidade populacional adequada para garantir o bem-estar dos animais.

Ventilação: A ventilação adequada é importante para garantir um ambiente fresco e saudável para as aves. A circulação de ar deve ser controlada para evitar correntes de ar excessivas, o que pode ser prejudicial para as aves.

Temperatura: As aves devem ser mantidas em uma temperatura confortável e constante, que varia de acordo com a idade das aves e as condições climáticas.

Iluminação: A iluminação deve ser projetada para fornecer luz adequada para as aves, promovendo o crescimento e desenvolvimento saudável.

Alimentação e água: As instalações devem ser equipadas com sistemas de alimentação e água limpa e fresca, garantindo que as aves tenham acesso a água e alimento suficientes.

Limpeza e higiene: As instalações devem ser limpas regularmente para evitar a propagação de doenças e manter as condições de higiene adequadas para as aves.

É importante ressaltar que as instalações devem ser projetadas levando em consideração as normas e regulamentações locais para garantir o bem-estar dos animais e a produção de carne de qualidade.

Referências:

Carne de aves – Portal Embrapa. Disponível em: embrapa.br/qualidade-da-carne/carne-de-aves.

Manejo de frango de corte: da instalação do aviário à apanha. Aprenda Fácil Editora. Disponível em: afe.com.br.

ALVES, S. P. Bem-estar na Avicultura de Corte. Disponível em: publicacoes.apamvet.com.br/

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »