O que é zootecnia? Vale a pena?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.001 outros assinantes

Zootecnia é uma ciência que estuda a criação e produção de animais, desde sua alimentação, reprodução, manejo, melhoramento genético, até a comercialização de seus produtos. É comumente e erroneamente confundida com a medicina veterinária e agronomia, sendo que cada profissão possui suas particularidades e atributos perante a lei.

A Medicina Veterinária é uma área da saúde que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em animais. A Veterinária está mais voltada para a saúde dos animais, enquanto a Zootecnia está mais voltada para a produção animal e a qualidade dos produtos animais.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Já a Agronomia é uma ciência que estuda a produção agrícola, incluindo o cultivo de plantas e a produção de alimentos de origem vegetal. A Zootecnia é mais voltada para a produção animal e a Agronomia para a produção vegetal, tendo em sua grade uma ampla abordagem de botânica etc., mas pouco sobre nutrição animal, genética e sanidade animal nos dias atuais.

O mercado de trabalho para Zootecnistas é bastante amplo, abrangendo a produção animal em geral, incluindo bovinocultura, suinocultura, avicultura, aquicultura, apicultura entre outras. Além disso, há áreas de atuação relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, melhoramento genético, nutrição animal, consultoria, inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal.

Leia também: Bem-estar na avicultura de corte

O curso de Zootecnia tem duração média de 5 anos e inclui disciplinas como anatomia e fisiologia animal, genética, nutrição animal, reprodução, manejo de pastagens e animais, entre outras.

As principais áreas de atuação da Zootecnia são:

  • Produção animal: envolve a produção de animais para consumo humano, incluindo bovinos, suínos, aves, peixes e outros animais. O Zootecnista pode atuar desde o manejo das criações até o desenvolvimento de novas tecnologias para aprimorar a produção e a qualidade dos produtos animais.
  • Melhoramento genético: envolve a seleção e aprimoramento de características desejáveis em animais, como produtividade, resistência a doenças, qualidade de carne, leite ou ovos, entre outras. O Zootecnista pode atuar em empresas de melhoramento genético, propriedades privadas ou em instituições de pesquisa.
  • Nutrição animal: envolve o estudo da alimentação dos animais e o desenvolvimento de dietas balanceadas para atender às suas necessidades nutricionais. O Zootecnista pode atuar em empresas de ração animal, fazendas e outras empresas ligadas à produção animal.
  • Pesquisa e desenvolvimento: envolve a pesquisa de novas tecnologias e métodos de produção animal, com o objetivo de aprimorar a eficiência e a qualidade da produção. O Zootecnista pode atuar em universidades, institutos de pesquisa e empresas ligadas à inovação tecnológica.
  • Fiscalização e inspeção sanitária: envolve a fiscalização e inspeção de produtos de origem animal, garantindo a qualidade e a segurança alimentar. O Zootecnista pode atuar em órgãos governamentais de fiscalização e inspeção sanitária.

4 respostas

  1. Ótima matéria, parabéns!!!
    Qual a lei que regulamenta as atividades do zootecnista? E o técnico em zootecnia, tem as mesmas atribuições?

    1. Olá Hamilton, a lei que regulamenta a nossa profissão é a Lei nº 5.550, de 4 de Dezembro de 1968. Acredito que o técnico em zootecnia não seja amparado pela mesma, mas irei olhar isso depois, e qualquer coisa trago para você.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »