Metrite: principais causas e fatores

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

O pós parto é uma fase complexa para vacas, principalmente indivíduos de alta produção leiteira. É um momento delicado pois há aumento na produção de leite além de ser um momento de alto comprometimento a saúde do animal.

Leia também: Período de transição em vacas leiteiras

Esses fatores interferem na eficiência reprodutiva, dessa forma reduz as taxas de concepção, atrasando a primeira IA pós parto, maior intervalo entre partos.

Entre as doenças que prejudicam a sanidade animal no pós parto está a Metrite, é uma inflamação na parede do útero, resultado de uma infecção bacteriana. Comumente notada após um parto distócico ou uma infecção exógena.

A metrite pode ser precursora de outras doenças do pós parto como cetose, deslocamento de abomaso. A principal bactéria responsável pela contaminação é a Trueperella pyogenes, porém também pode estar em conjunto com outros microrganismos.

O útero se torna um ambiente adequado para o desenvolvimento das bactérias. Os motivos que proporcionam esse alto índice são: a imunidade da vaca recém parida ser facilmente comprometida e a alimentação inadequada que dificulta a involução uterina.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

A Metrite puerperal tende a ocorrer duas semanas após o parto da fêmea, com maior concentração de casos logo na primeira semana. Tem como características uma coloração amarronzada fétida com aspecto aquoso. Quando passa a ser aguda, tem mais sintomatologia, por exemplo a febre.

Outros casos que podem desencadear a Metrite é a expulsão de natimortos, nessa circunstância a maturação e a eliminação da placenta é comprometida. Consequentemente aumentando as chances de retenção de placenta gerando maior contaminação.

Quando a vaca desenvolve hipocalcemia aguda sabe-se que há influência através da menor ação da células de defesa.

As doenças do puerpério alteram o desenvolvimento reprodutivo dos animais reduzindo principalmente a fertilidade da vaca.

Deixe seu comentário e compartilhe.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »