Manipuladores de fermentação: Probióticos e Ionóforos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Aditivos alimentares são substâncias orgânicas ou inorgânicas que fazem parte da alimentação humana e animal (VAN SOEST, 1994). Diferem-se dos suplementos, por serem fornecidos em pequenas quantidades e por terem funções de preservação ou promoção do crescimento. Como por exemplo, a utilização de probióticos e ionofóros para ruminantes.

Probióticos

probiótico

O termo probiótico surgiu para descrever substâncias produzidas por organismos que estimulavam outro (NEWBOLD, 1996). Este mesmo autor foi o pioneiro a descrever que se tratava de substâncias que possuiam efeito indireto e benéfico no hospedeiro, por atuar na microbiota do trato digestório. Portanto, a definição mais aceita atualmente descreve como: um suplemento alimentar à base de micro-organismos vivos que beneficiem o animal hospedeiro, por meio da melhoria do balanço microbiano intestinal.

Leia também: O que ocorre com o Metabolismo de Ruminantes em Estado de Jejum?

Ou seja, essa substância possui a ação de proteger a microbiota ruminal ou intestinal. Na qual, pode ser obtida em estudos que comparada a susceptibilidade entre animais com a microbiota normal e outros criados sob condições especiais, de modo que não apresentem microbiota no trato digestório. Por exemplo, uso em bezerros leiteiros a nível de saúde intestinal, fase de desmama, adaptação dos animais no início do confinamento, além de troca abrupta de dietas.

Atualmente, o uso de probióticos vem sendo considerado como uma alternativa ao uso de promotores de crescimento, por exempo, antibióticos ionóforos e outros moduladores de metabolismo, como por exemplo, a somatotropina bovina, especialmente em sistemas intensivos de produção de leite e de carne.

Entretanto, os resultados de estudos utilizando esse tipo de aditivo alimentar ainda é inconsistente. Mas, em alguns deles foi satisfatório. Na grande maioria da literatura encontrada, pode-se constatar que com a adição de leveduras à dieta, há um aumento no número de bácterias, especialmente as celulolíticas, e redução na concentração residual de oxigênio do contéudo ruminal.

E isso foi confirmado em ambos os estudos feitos por, Beeson e Perry (1952) que observaram incremento de 6% no ganho de peso vivo diário de novilhos alimentados com 8 g/dia. Além de, Newbold (1996) que constatou aumento de 9,5% do peso vivo de bezerros, 7,8% o ganho de peso de novilhos e 3,9% na produção de vacas em lactação. Ambos com a adição de leveduras à dieta.

Com base nisso, sugere-se que em decorrência do aumento do número de bactérias, as leveduras possuem ação no aumento do crescimento bacteriano devido a melhoria do ambiente ruminal ou pela produção de co-fatores de crescimento.

Ionóforos

ionoforo

Os ionóforos são compostos classificados como poli-éteres de baixo peso molecular, produzido com base de várias espécies de Streptomyces sp. São responsáveis por alterar a fermentação ruminal, selecionando micro-organismos específicos. O mais conhecido é a monensina sódica.

A monensina forma complexos lipossolúveis com cátions na membrana celular de micro-organismos, facilitando a troca de cátions entre o ambiente intra e extracelular. Dessa maneira, ela altera a flora ruminal por agir principalmente em micro-organismos gram-positivos.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Ou seja, ao ligar-se à parede celular dessas bactérias, a monensina facilita a troca de Na+ e K+ entre o citoplasma bacteriano e o líquido ruminal, fazendo com que os íons H+ tenham acesso ao citoplasma para manter a eletroneutralidade, levando a redução do pH celular. Como há queda no pH ruminal, a bactéria vai expelir esse excesso de H+ para fora do seu citoplasma consumindo energia. Devido a esse gasto energético, a bactéria para de se multiplicar ou morre. Esse efeito é seletivo. Ou seja, somente nos micro-organismos gram-positivos ocorre esse fato, mas em casos de excesso de monensina, pode levar a inibição de gram-negativos também.

Um dos principais motivos que a monensina é utilizada e é reconhecida, é pelo fato de que ela pode reduzir a metanogênese ruminal por diferenciar íons C e H+ para outros produtos finais, que não o metano (CH4). Cerca de 10 a 12% da energia consumida por ruminantes é perdida na forma de metano.

Com o uso da monensina, esse redirecionamento de C e H+ da síntese de metano, leva à maior produção de propionato no rúmen, aumentando a densidade energética da dieta em 3 a 4% e melhora a contribuição de glicose para o animal. Resultando em uma queda na cetogênese da vacas leiteiras no início da lactação.

Vacas que receberam de 15 a 30 mg de monensina por kg de dieta durante o final da gestação e início da lactação, apresentam maiores concentrações de glicose, menores de ácidos graxos livres e 3-hidroxibutirato no sangue. Levando a redução na incidência de cetose subclínica e clínica.

Referências:

BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de ruminantes, 2ª Ed. Jaboticabal: FUNEP, 2006. 186 p.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »