Silo, uma estrutura crucial na produção de silagem

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
Fazenda De Gado Leiteiro Nova - Foto gratuita no Pixabay

Na pecuária leiteira algumas estruturas são necessárias e dentre elas devem ser incluídas estruturas para produção e armazenamento de silagem. Em outras palavras, os silos são essenciais em uma unidade de produção de leite, podendo ser construídos abaixo ou acima da superfície do solo.

Os silos devem ser construídos em áreas de alimentação. Dessa forma, a silagem pode ser fornecida aos animais com mais facilidade e rapidez, sem afetar as atividades de manejo diário.

Leia também: Silagem: saiba o que é e como é produzida – Parte 1 e Parte 2

Há diferentes nomeações para os silos que irão depender da localização e do tipo de construção. Dessa forma, os silos podem ser do tipo subterrâneo, aéreo, terrestre e trincheira sendo que cada um possui suas próprias características, vantagens e desvantagens.

Agora, a escolha correta do tipo de silo é um aspecto importante para que haja retorno do investimento. E, naturalmente, depende da disponibilidade de máquinas e equipamentos, mão de obra e facilidade de manuseio da silagem.

Tipos de Silo

Silo aéreo

São silos localizados acima do solo e que possuem o formato cilíndrico. No passado foi muito utilizado, pois a mecanização ainda era muito restrita, mas atualmente não é muito empregado, uma vez que apresenta um alto custo.

Apesar disso, esse tipo de silo possui algumas vantagens como uma ótima compactação, perdas mínimas, maior facilidade na descarga do material ensilado, e pode apresentar grande capacidade de armazenamento.

libre de regalías silos fotos descarga gratuita | Piqsels

Silo de superfície

Dentre as estruturas de armazenamento, o silo de superfície é o mais econômico e simples, pois não requer nenhum tipo de construção. Em outras palavras, a armazenagem da silagem é feita diretamente sob a superfície do solo. Contudo, é preciso ter cautela no momento da compactação especialmente nas bordas do silo, visto que não há paredes nas laterais para conter e acomodar o material.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Outro ponto é que esse tipo de silo possui uma capacidade de armazenamento baixa em relação aos demais. Além disso, apresenta maiores perdas de material e pode possuir valor nutricional relativamente menor.

No entanto, quando os cuidados necessários são tomados durante a construção e a ensilagem do material, é possível garantir uma silagem de boa qualidade, sobretudo se a cobertura com a lona plástica for realizada com cuidado e em toda a extensão do material ensilado.

Após a vedação com a lona é preciso acrescentar uma cerca de proteção em volta como terra, areia ou ainda pneus para reduzir as perdas e auxiliar no processo fermentativo. 

silo de superfície
Fonte: PRODAP

Silo trincheira

É o silo mais comum e utilizado no Brasil, é mais fácil e barato de construir que o silo aéreo. Este silo é uma vala de formato e tamanho específico (trapezoidal) que possibilita a utilização de máquinas para compactação e abertura.

Sua localização deve ser próxima ao local de alimentação para facilitar o manejo do dia-a-dia, o carregamento e descarregamento é uma operação relativamente simples e se comparado com o silo de superfície não perde em capacidade de armazenamento.

Tipos de silos para silagem: qual o melhor para sua propriedade?
Fonte: Willian Santos apud Sementes Biomatrix

Segundo SILVA, 2016, o cálculo do tamanho do silo depende do número de animais que se pretende alimentar, do período de alimentação com silagem (dias), de consumo diário por animal (Kg) e da perda (%).

Por fim, a escolha do tipo de silo deve ser feita com base na necessidade de cada propriedade, pois pode variar de acordo com a localização e com o número de animais. Outro ponto importante é o planejamento, pois a silagem representa um dos maiores custos de produção na atividade leiteira.

Referências:

SILVA, S. Comportamento e bem estar de animais: A importância do manejo adequado para
os animais de produção
. 1. ed. Viçosa-Mg: Aprenda Fácil, 2016. 311 p.

Saiba o que é silo, quais são os tipos e suas vantagens e desvantagens – Blog da Prodap -. Disponível em: blog.prodap.com.br. Acesso em: 25 abr. 2022.

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »