Utilização de brincos como método para marcação em bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Sabe-se que o Brasil apresenta um dos maiores rebanhos bovinos do mundo contando com mais de 218 milhões de animais segundo o IBGE (2021) e, para melhor gerenciamento, a utilização de brincos como forma de identificação animal é um grande aliado do gestor na produção.

A aplicação de brincos nos bovinos, tanto leiteiros quanto de corte, é uma atividade simples, mas que necessita de mão-de-obra treinada e eficiente, visto que após a aplicação do brinco devem ser tomados alguns cuidados para que não haja contaminação ou infecção no local da perfuração.

Por que eu devo fazer a identificação do rebanho em minha fazenda? -  Pecuária do Futuro - O Blog da JetBov!
Bovino com brinco (fonte: JetBov)

Outro ponto importante é o local da aplicação, o brinco deve estar posicionado na parte central da orelha, entre as nervuras e nunca sob uma nervura ou na extremidade, pois pode facilmente cair caso o animal enrosque em algo, perdendo assim sua identificação.

Kit Brincos de Identificação Bovinos - PontoVet Loja AgroVeterinária
Alicate aplicador, brincos e caneta para escrever a identificação (Fonte: PontoVet)

Importância da identificação

Assim como os outros métodos, a marcação por brincos traz segurança ao produtor e ao produto (carne, leite e etc), ainda mais quando cadastrado ao SISBOV (Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos), já que esse cadastro possibilita ter acesso a todo o histórico do animal, bem como facilita a comercialização dos animais entre propriedades.

Leia também: Sistema Australiano de identificação de suínos

Através do número escrito no brinco podem ser obtidos dados como: nome da propriedade, nome do animal, idade, raça, aptidão, quem são seus pais, produtividade e etc.

Em Santa Catarina a utilização de brincos em bovinos é obrigatória e podem ser obtidos na CIDASC (Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) por meio de cadastro – para saber mais entre em contato com seu escritório local – além disso, essa identificação deve ser feita até os 6 meses de idade dos bovinos, pois em caso de não cadastramento do animal o mesmo pode se tornar irregular (possui brinco, mas não possui cadastro) ou ilegal (em situações onde o animal tem mais de 6 meses e não possui o brinco).

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Limitações

As principais limitações da utilização são a perda do brinco pelos animais no campo (podendo ser por falhas na hora da aplicação), a reutilização de brincos por parte dos produtores (animal é abatido e o brinco é reaproveitado) e também o não correto cadastramento dos animais. Para isso, então, é necessário que se busque cada vez mais profissionais honestos e dispostos a melhorar a gestão da propriedade, uma vez que possuir os dados dos animais através de brincos gera credibilidade e também melhora o controle dos animais, principalmente genético e produtivo.

Brincos para Gado: quais são os tipos e como é feita a aplicação?
Marcação pelo uso de brincos (Fonte: Primaza)

Fontes:

CIDASC (Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina)

Identificação de Bovinos (Fabiana Chaves da Silva)

Pecuária do Futuro

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »