Cobre: Nutriente, antibacteriano e antinutricional para frangos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes
cobre

O cobre (Cu) é um micromineral essencial para os animais, e que não pode ser armazenado no corpo, portanto, exige suplementação regularmente. Além disso, boa parte dos ingredientes são comumente deficientes em Cu, consequentemente, dietas comerciais devem suprir as exigências de cobre, se atentando a sua dinâmica biológica, forma física e propiedade química (EC, 2003).

A principal fonte de cobre dietético para frangos de corte e outros animais é o Sulfato de Cobre (CuSO4), entretanto, é uma fonte de baixa biodisponibilidade. Consequentemente, doses altas desse sulfato colocam o meio ambiente em risco, devido a alta excreção desse mineral. O Cu possui uma boa reatividade, portanto podemos usar essa reatividade para formar fontes de cobre orgânicas. As fontes orgânicas possuem uma boa biodisponibilidade e estabilidade no trato gastrointestinal, reduzindo a poluição ambiental e aumentando a eficiência produtiva. Contudo, fontes orgânicas ainda são bem mais caras que as inorgânicas, o que impedem uma alta e consistente adesão da indústria (SCOTT et al. 2018).

Leia também: Metabolismo dos microminerais: absorção, excreção e antagonismos

Exigências de Cobre

As exigências de cobre geralmente ficam na faixa de 4 a 8 ppm. A principal função do Cu é como cofator em enzimas no sangue e nos tecidos. Os sinais de deficiência variam de anemia à formação inadequada de cartilagem. Embora haja uma reciclagem bastante eficiente de cobre pelos rins, há pouca reciclagem da bile e, portanto, a bile é a principal via de eliminação quando a oferta dietética excede a demanda. Níveis muito altos de cobre às vezes são usados como antibacteriano, onde os níveis se aproximam de 25 a 40 vezes o requisito normal. O Cu ainda age estimulando o sistema imune no combate de patógenos e reparando danos teciduais.

Atividade antibacteriana

Níveis de cobre bem acima dos requerimentos são fornecidos aos animais como promotor de crescimento e agente antimicrobiano. No entanto, o mecanismo de ação do Cu frente aos microrganismos ainda não é bem elucidado.

As nanopartículas de Cu são capazes de se ligar à membrana bacteriana por interação eletrostática e perturbar sua integridade. Assim, a atividade antibacteriana das nanopartículas é geralmente desencadeada pela indução de Espécies Reativas de Oxigênio – ROS após a administração do Cu. Geralmente, três mecanismos de ação das nanopartículas de Cu foram hipotetizados:

  • Primeiro, o acúmulo de nanopartículas na membrana bacteriana, alterando sua permeabilidade, com posterior liberação de lipopolissacarídeos, proteínas de membrana e biomoléculas intracelulares e dissipação da força próton-motriz através da membrana plasmática;
  • Em segundo lugar, gerando ROS e seus íons correspondentes a partir de nanopartículas, com subsequente dano oxidativo às estruturas celulares;
  • Finalmente, a absorção de íons metálicos derivados de nanopartículas nas células, seguida pela depleção da produção de ATP intracelular e interrupção da replicação do DNA.

Contudo, se tem mostrado que bactérias podem adquirir resistência ao Cu, trazendo o medo de possíveis resistências cruzadas aos humanos.

Toxidade do Cobre

A toxicidade ocorre quando os níveis da dieta se aproximam de 100 vezes o normal. Inicialmente, o acúmulo ocorre no fígado, mas depois que esses níveis atingem 20 a 25 vezes o normal, então o Cu é liberado na circulação, levando à destruição dos glóbulos vermelhos. Nenhum ingrediente principal da ração é suficientemente alto em cobre para causar toxicidade. A toxicidade também tem sido relacionada a proventriculite e a erosão da moela.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Bibliografia Consultada:

European Commission Directorate C Opinion of the Scientific Committee for Animal Nutrition on the Use of Copper in Feeding Stuffs. European Commission Health and Consumer Protection Directorate-General 2003.Search in Google Scholar

Scott, Abdullah, Vadalasetty, Krishna Prasad, Chwalibog, André and Sawosz, Ewa. “Copper nanoparticles as an alternative feed additive in poultry diet: a review” Nanotechnology Reviews, vol. 7, no. 1, 2018, pp. 69-93. https://doi.org/10.1515/ntrev-2017-0159

Copper: Nutrient, anti-nutrient and antibacterial for poultry. Disponível: <https://www.allaboutfeed.net/animal-feed/feed-additives/copper-nutrient-anti-nutrient-and-antibacterial-for-poultry/>

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »