Hipoplasia em Ovários de Fêmeas Bovinas

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A hipoplasia ovariana é uma doença de etiologia hereditária e tem relação com o gene da hipoplasia gonadal. Essa doença pode ser bilateral ou total (no caso de um individuo estéril), contudo pode ser unilateral ou parcial (afetando parte do ovário).

Refere-se a uma condição de desenvolvimento ovariano incompleto, há impedimento do crescimento de folículos por causa de uma deficiência que acontece nas ilhas germinativas.

Leia também: Dupla Ovulação em Fêmeas Bovinas

Quando a fêmea apresenta anomalia unilateral se torna prejudicial ao rebanho. Pois mesmo que a fertilidade seja menor, o indivíduo ainda apresenta capacidade reprodutiva, o que leva a disseminação do gene. O diagnóstico da hipoplasia parcial é mais difícil.

Os ovários que sofrem dessa patologia são menores, tendem a não apresentar folículos, entretanto podem ter cistos. Animais de raça taurina demonstram aparentemente maior frequência de hipoplasia.

É importante saber diferenciar a hipoplasia ovariana dos ovários afuncionais. Os ovários afuncionais podem ser reversíveis.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

O trato genital em situações de hipoplasia tem aparência infantil, com sinais de infertilidade e subfertilidade. Para diagnosticar, pode ser usado palpação transretal e observação de órgãos flácidos e pequenos.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »