Silagem de colostro

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de leite do mundo, sendo detentor de 34.609.218 milhões de litros de leite produzido em 2022, de acordo com o IBGE. Ainda assim, todo o sistema produtivo é voltado com o intuito de ser destinado  ao consumo dos próprios bovinos e de humanos. Desta forma grande quantidade do leite  é usado na criação das bezerras, visto que, ainda não possuem seu sistema proteolítico completamente desenvolvido.

Sob essas condições, a cadeia de produção busca encontrar alternativas para minimizar o uso do leite oferecido aos bezerros (que poderia ser usado para  o consumo humano) e assim por conseguinte garantir o desenvolvimento e bem- estar, sendo assim, o surgimento da silagem de colostro, um método que  permite o fornecer nutrientes necessários para o crescimento dos bezerros, minimizando assim o uso do leite e possível uso do leite “normal” destinados às indústrias alimentícias, propiciando desta forma uma maior lucratividade.

Leia também: Colostro para bezerros

O colostro é a primeira secreção da glândula mamária, podendo ser produzido pelas fêmeas, por um determinado período (nos bovinos, o leite é produzido durante 3 a 5 dias pós- parto), ainda assim, seu excedente geralmente é descartado, é uma fonte importante de nutrientes e  para a transmissão de imunidade passiva, assim os bezerros recebem este leite até ele se tornar um leite normal. A partir de certas limitações de absorção dos nutrientes em bezerros neonatos tem-se buscado encontrar substitutos que visam atender estas exigências.

A silagem de colostro, permite armazenar e preservar o colostro de forma fermentada, de modo que seja possível conservar suas características físico-químicas. Desta forma, o colostro é armazenado em garrafas pet, com ausência de ar, por um período mínimo de 21 dias, do qual sofrerá o processo de fermentação, a partir da ação de bactérias do gênero lactobacillus, sendo estas encarregadas de fermentar a lactose e de ser usada como probióticos para a alimentação humana, além do mais, proporciona um desenvolvimento adequado para os lactentes. Além disso, estes microrganismos convertem os nutrientes do leite em ácidos orgânicos, o que acarreta na redução do pH e assim cessa o desenvolvimento de microrganismos patogênicos.

Em síntese, a silagem ocasiona boas vantagens em comparação ao colostro convencional, como por exemplo, maior aproveitamento, seja em relação a qualidade dos nutrientes presentes no leite, a durabilidade no armazenamento e otimiza o uso do colostro excedente, diminuindo assim perdas. Além do mais, seu fornecimento varia de acordo com o peso do bezerro (10% do peso) e deve ser fornecido logo após o nascimento dentro de um período de 24 horas.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Em suma, o colostro é um alimento rico em imunoglobulinas e nutrientes essenciais que são indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento do sistema imune, sendo assim, fundamental o fornecimento adequado aos recém- nascidos para que se tenha a prevenção de doenças e garanta a sobrevivência destes animais, sendo assim, uma alternativa boa e eficiente, que minimiza perdas produtivas e econômicas, do qual não necessita de refrigeração, podendo ser usado até dois anos de armazenamento.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »