Dupla Ovulação em Fêmeas Bovinas

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Dentro de um sistema de produção é necessário que haja uma eficiência reprodutiva. O bom desempenho desses índices dentro de uma propriedade garante a eficiência produtiva do setor o que contribui para lucratividade do sistema.

As fêmeas bovinas são poliéstricas não estacionais, apresentam vários cios ao longo do ano, indiferente da estação que as vacas se encontram tendem a ter um ciclo médio de 21 dias. Sendo que as fêmeas zebuínas tem um estro de 12 horas enquanto as taurinas aproximadamente 18 horas.

Os bovinos produzem geralmente um bezerro por ano, a gestação tem duração de 280 a 290 dias, podendo variar conforme raça, idade, sexo do bezerro.

Além do tempo de gestação há o período pós parto, que é caracterizado por um conjunto de processos fisiológicos e comportamentais, dentre eles a involução uterina que pode demorar em torno de 30 dias para voltar ao estado não gravídico.

Para que o individuo retorne a uma situação adequada para uma nova gestação os manejos reprodutivos tentem a ser realizados 40 a 60 dias após o parto.

Outros fatores podem impedir a concepção aumentando ainda mais o tempo em que essa vaca fique vazia, isso resulta em um maior intervalo entre partos.

O intervalo entre partos ideal sugerido pela EMBRAPA é de 12 até 14 meses, contudo alguns especialistas alertam que a média brasileira é de 15 meses. Esse período mais longo atrasa a próxima a gestação, aumenta o número de estros perdidos, pode ocasionar problemas de saúde e também maior ganho de peso que é um ponto de atenção em matrizes.

Partos gemelares

Diante das situações expostas anteriormente o leitor pode se perguntar: uma vaca gestando gêmeos não seria interessante dentro de uma propriedade?

A forma mais comum de uma vaca gestar gêmeos é quando há múltipla ovulação gerando bezerros de sexos opostos ou iguais, estudos observacionais apontam aproximadamente 7,5% da gestação gemelar monozigótica em caso de fetos do mesmo sexo.

O aumento na produção de leite pode ser um dos fatores mais importantes associados a partos gemelares. O crescimento na produção de leite exige maior consumo de matéria seca dessa forma o fluxo sanguíneo também aumenta acompanhando o consumo da matéria seca e produção de leite. Assim, o metabolismo da progesterona é maior e sua quantidade circulante também é menor.

Com menor quantidade de progesterona circulante há redução na concentração de FSH e aumenta os pulsos de LH resultando na seleção de dois ou mais folículos durante uma mesma onda folicular.

Desafios com partos gemelares

O alto índice de partos gemelares em uma criação de bovinos pode reduzir o desempenho reprodutivo dos animais como os dias abertos serem maiores em consequência aumentando o número de serviços por concepção. Aumenta o número de natimortos, retenção de placenta, metrite, deslocamento de abomaso e cetose.

Há maiores riscos de proles com problemas reprodutivos como freemartismo, quando os gêmeos são de sexos diferentes e a fêmea fica infértil na maioria da vezes.

2 respostas

  1. Se a vaca tivesse uma gestação de 180-190 dias, conforme o artigo, conseguiríamos encurtar significativamente o ciclo de produção!!!

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »