Aleitamento sem estresse: como manter a saúde das suas matrizes suínas e seus leitões?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

O setor suinícola apresenta constante potencial produtivo, onde nas granjas o principal produto é o suíno vivo destinado à alimentação humana, o chamado cevado. Porém, este setor possui vários elos que precisam estar sempre em harmonia, a fim de manter ou elevar os níveis de produtividade.

aleitamento

Dessa forma, quando se trata da criação de suínos saudáveis, garantindo a segurança alimentar e índices de qualidade, é necessário pensar em toda a cadeia e em todo o ciclo que se inicia com as escolhas das matrizes, onde possam se tornar ou continuar sendo boas mães.

Assim, essa preocupação se inicia com a seleção das futuras matrizes, e após garantindo a biossegurança e nutrição adequada para as fases de reprodução, parto e aleitamento. E para produzir leitões saudáveis e produtivos, o período de aleitamento é um momento crucial para o desenvolvimento da leitegada, onde é neste período que eles recebem a imunidade da mãe, além dos nutrientes essenciais para o seu crescimento.

Leia também: Desmame de leitões: desafios e estratégias

Desse modo, ambos devem ter atenção redobrada nesse período (aleitamento), onde o leitão está em crescimento e as matrizes em aleitamento sofrem grande impacto devido à altas exigências metabólicas. Em que as mães precisam de altos índices energéticos para se manter saudáveis e produtivas, ou seja, produção de leite ideal para atender aos leitões e se manter estável também, sendo que a lactação exige muito das mesmas.

Mas existem estratégias que podemos adotar para contornas situações indesejáveis na granja, principalmente durante a fase da maternidade que envolve grandes desafios:

  • Nutrição adequada e balanceada: a nutrição em todo setor de produção animal é ponto chave para o sucesso da mesma, e na suinocultura não é diferente, principalmente para as matrizes lactantes. Em que essas, devem produzir leite em qualidade e quantidade necessárias ao bom desenvolvimento dos leitões, onde seu pico de lactação ocorre na terceira semana de lactação, tendo grande esforço nutricional e energético para manter suas reservas corporais.
  • Boas condições de alojamento: o alojamento é o local onde as matrizes permanecem durante toda a sua vida produtiva, sendo que este ambiente deve ser favorável ao bem estar dos animais, além da facilidade de manejo e manutenção das mesmas. Dessa forma, quando se têm todas as condições adequadas das gaiolas ou baias, o que envolve, o piso e os materiais usados na construção, além da limpeza e ambiência. Sendo que elas devem estar o mais confortáveis possível, a fim de evitar o estresse, que pode desencadear na eficiência da produção de leite para os leitões.
  • Monitoramento da saúde: Em algumas granjas o acompanhamento médico só é realizado em casos de intervenção, desse modo, a saúde das matrizes deve ser constantemente monitorada, para evitar surpresas indesejáveis que possam prejudicar a produção. É importante manter o esquema vacinal em dia e completo, realizar análise de Condição de Escore Corporal (ECC), aprumos e saúde dos cascos, sendo essa de grande relevância, principalmente pelas condições de alojamento, além do controle de moscas e manutenção da imunidade.
  • Acesso livre a água limpa: além dos outros tópicos abordados acima, o acesso livre a água é ponto crucial da produção, sendo que a ingestão de água limpa, otimiza a ingestão de MS obtida da ração. Onde a hidratação é ponto chave para a produção de leite e saúde geral das matrizes.

Em resumo, manter a saúde da porca durante a lactação é importante, não só para o bem-estar animal, mas também para o sucesso e sustentabilidade da suinocultura. Por meio de práticas cuidadosas de alimentação, manejo e atenção constante, é possível criar um ambiente propício ao crescimento saudável dos leitões e ao bom funcionamento do ciclo reprodutivo das porcas.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Lembre-se de que todos os detalhes são importantes, seja fornecer uma dieta balanceada ou criar um espaço livre de estresse. Cuidadosos exames de saúde das porcas para a prevenção de doença e manter a higiene das instalações, onde você está estabelecendo as bases para um rebanho suíno saudável e produtivo.

A criação responsável de porcas é mais do que lucro imediato, contribui para a qualidade de vida dos animais, segurança alimentar e reputação do produtor. Ao adotar uma abordagem proativa para a saúde da porca durante a lactação, você está investindo no futuro, garantindo um ciclo reprodutivo mais eficiente e colhendo os benefícios da produção suína bem-sucedida a longo prazo. Consequentemente, lembre-se sempre de que cuidar de porcas é cuidar do seu sucesso na indústria da criação.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »