Produção e Criação de Suínos Gourmet

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

O Brasil é um dos maiores produtores de suínos mundialmente, sendo que apresenta uma grande cadeia produtiva comercial e industrial e além disso, vem intensificando seu sistema de produção, através da adoção de novos métodos de criação, melhoramento genético, nutricional e de manejo, o que o torna uma grande potência na produção de carne suína. É nesse viés, por meio de melhorias, que surgiu o suíno gourmet.

Leia também: Sistemas de alimentação de precisão para suínos

O suíno gourmet, consiste na produção de animais híbridos que possuem uma alta velocidade de ganho de peso e crescimento, além disso, possuem uma maior exigência nutricional, de manejo, ou seja, sua produção é diferenciada e preza pela qualidade superior. Os suínos gourmet apresentam um maior marmoreio e musculosidade na carcaça, deste modo, apresentam a carne mais suculenta e macia. Além disso, por serem animais com genética mais rústica, eles necessitam de uma menor aplicação de medicamentos, assim como também, podem ser abatidos mais cedo em comparativo com os suínos industriais.

Raças usadas na produção gourmet

Duroc: É uma das principais raças usadas no cruzamento, pois apresentam uma alta taxa de crescimento, são robustos e possuem boa resistência, seja às doenças e/ou sol, devido à pelagem avermelhada. Sendo assim, são usados como raça paterna nos cruzamentos, visto que, as fêmeas têm uma baixa habilidade materna e costumam ter problemas de parto. Ainda assim, é uma raça muito usada para produção de banha e toucinho.

Pietrain: Apresentam  pelagem creme, com manchas pretas central escuras, com envolto claro. São conhecidos por “Suínos dos quatro pernil” por terem uma excelente deposição muscular na carcaça, sendo uma das principais raças usadas para produção de carne e toucinho, ainda assim, possuem um ótimo rendimento de carcaça e conversão alimentar. As fêmeas Pietrain, assim como as da raça Duroc, também possuem uma baixa habilidade materna.

Moura Nacional: Tem pelagem acinzentada e peluda, no qual possui uma mancha branca na fronte, além disso, tem um menor desenvolvimento que as demais raças, no entanto tem um grande marmoreio.

Berckshire: É um suíno de origem norte- americano que possui  pelagem pigmentada e apresenta uma boa produção de carne, principalmente de bacon. Ainda assim, é uma raça que tem fácil adaptação ao clima brasileiro.

Piau: São animais brancos e com malhas pretas, sendo que existe uma variedade de cor vermelha (Sorocaba). Além disso, é uma raça que propicia uma melhoria nas características sensoriais e apresenta gordura localizada.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Os animais, no sistema de produção podem ser criados tanto em sistemas intensivos como no extensivos, desde que respeitem o bem estar animal. Ainda assim, o diferencial deste tipo de suíno está na genética e no manejo específico a serem usados. Sua produção pode apresentar um maior custo, no entanto gera uma maior lucratividade maior em relação aos demais sistemas tradicionais (30 a 40%). Sendo imprescindível ter um bom marketing e reconhecimento do mercado sobre sua qualidade para que seja garantida a sua viabilidade.

Enfim, os animais gourmet são produzidos em menor quantidade, no entanto, possuem um maior valor agregado. E sua produção se torna mais rentável quando há o reconhecimento do mercado consumidor sobre sua qualidade, seja na criação dos animais, seja no processamento e valor da carne, assim como também os parâmetros de qualidade da carne, textura, cor, sabor etc. Sendo assim, ideal para um pequeno e médio produtor, visto que, podem ser criados em sistemas mais rústicos.

Referências:

Carne Suína: padrões de qualidade e agregação de valor.

Estresse térmico, grande problema na criação de suínos gourmet.

Conheça as principais raças de suínos para a suinocultura.

MERCADOS, S. Suinocultura – principais raças nacionais de suínos.

LILIAN, P. PRINCIPAIS RAÇAS DE SUÍNOS Zootecnia -Unipampa Suinocultura I. [s.l: s.n.].

3 respostas

  1. Pingback: - Zootecnia Brasil

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »