Princípios básicos na Alimentação dos Equinos 

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Primeiramente, os equídeos de um modo geral, são animais herbívoros e monogástricos, ou seja, sua alimentação é com base em alimentos volumosos e concentrados, ainda assim, eles possuem certas particularidades, seja na ingestão ou/e digestão do alimento. 

Basicamente a dieta dos equinos é composta por alimentos que possuem alto teor de fibra, como por exemplo, capim, silagem, pasto, feno, sendo estes encarregados de melhorar a digestibilidade e o trânsito alimentar ao longo do trato gastrointestinal. Em síntese, estes alimentos são os  volumosos (gramíneas e leguminosas ) e possuem níveis em torno de 18% de fibra bruta e baixos níveis de proteína. Já o alimento concentrado é constituído por um menor teor de fibra (menos que 18%) em relação ao volumoso, no entanto, possui um maior nível de energia (mais de 60% de NDT), ainda assim, eles podem ser protéicos ou energéticos.

Leia também: Comportamentos anômalos e estereotipados de equinos

Desta forma, a dieta de um equino deve ser baseada de acordo com a fase de vida do animal, sexo, da sua utilidade e de acordo com sua fisiologia, visto que, por serem animais monogástricos e incapazes de vomitar, possuem elevada susceptibilidade de serem acometidos por intoxicações e cólicas. Além disso, é necessário fornecer o alimento em pequenas quantidades ao longo do dia, visando melhorar absorção e diminuir tais problemas.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Em conclusão, é indispensável o fornecimento de uma alimentação balanceada, visto  que, os equinos são animais muito susceptíveis a serem acometidos por problemas digestivos.

Referência:

Equideocultura: manejo e alimentação. [s.l: s.n.].

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »