Efeitos associativos na suplementação de bovinos a pasto

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A suplementação é uma estratégia nutricional que busca otimizar o desempenho dos animais mantidos em sistemas a pasto. Ressalta-se que, em momento algum a suplementação deve ser usada para corrigir erros de manejo, podendo essa ação levar a uma intensificação de possíveis perdas econômicas.

efeitos associativos

Leia também: Uso de suplementação na Bovinocultura de Corte

Ao analisar estratégias de suplementação, temos que olhar para o sistema pasto-suplemento-animal como o todo, e levantar inúmeras questões sobre qual tipo de suplementação utilizar. “Qual a condição do meu pasto no momento? Possuo massa de forragem suficiente? Qual o teor de proteína desse pasto? Secas ou águas? Quanto consigo acrescentar de GMD sem comprometer minha margem? Energético, proteico ou ambos?”.

E nesse contexto, compreender como a suplementação irá impactar no pasto e nos animais, e isso se dá através dos chamados efeitos associativos.

Os efeitos associativos

Substitutivo: A quantidade total de ingestão do animal se mantém, contudo, o animal reduz o consumo de pasto e substitui pelo suplemento.

Aditivo: A quantidade total é aumentada, e a quantidade de pasto se mantém.

Combinado: O animal aumenta o consumo total, mas reduz a quantidade de forragem.

Esses efeitos dependem do tipo de forragem, da oferta de forragem, do tipo de suplemento, categoria animal, tipo de fornecimento, horário dentre outros fatores.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Referências

CASAGRANDE, D.R. (2010), “Suplementação de novilhas de corte em pastagem de capim-marandu submetidas à intensidade de pastejo sob lotaççao contínua”, Tese de Doutorado, UNESP, Jaboticabal, SP.

4 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »