Inclusão de óleos na dieta de suínos: Importante aliado para a redução dos custos e bem-estar. ENTENDA!

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

A suinocultura é responsável por grande contribuição na cadeia pecuária do Brasil, marcando de forma significativa o ano de 2021. De acordo com a Embrapa Aves e Suínos (2021), a produção nacional de suínos registrou aumento de 5,97% quando comparado aos anos anteriores e manteve o mercado internacional aquecido, devido ao incremento das exportações em 11,03%, impulsionado principalmente pela China (CRIVELLARO, 2021).

Leia também: Ácidos orgânicos na nutrição de leitões

Entretanto, para que os índices produtivos se mantenham satisfatórios, alguns fatores devem ser considerados e a nutrição é uma das peças fundamentais durante esse processo. O milho e o farelo de soja são os ingredientes mais utilizados para a composição das dietas fornecidas aos suínos, conhecidos como os ‘’ingredientes convencionais’’ (HORWAT et al. 2021). Porém, o entrave principal associado a esses dois alimentos é o elevado custo da matéria prima, a qual pode representar cerca de 80% do custo total das atividades desenvolvidas, deixando a ração ainda mais onerosa para o produtor e influenciando no balanceamento energético da dieta final (FAUSTINO et al. 2020).

A inclusão dos óleos na alimentação de suínos surge como uma alternativa capaz de promover um custo-benefício satisfatório, devido a sua viabilidade econômica quando comparado aos ingredientes convencionais. Sua inclusão ocorre de forma parcial aos cereais, contribuindo para atender a demanda energética através do aporte de ácidos graxos e reduzindo o custo da dieta total. Além da energia, os ácidos graxos essenciais são importantes auxiliadores do metabolismo e vitalidade animal (SOUZA, 2017).

Além disso, o fornecimento de óleo também está correlacionado aos princípios de bem-estar, atuando como uma estratégia nutricional para locais com elevadas temperaturas. Isto porque os óleos fornecem 2,25 vezes mais energia que os carboidratos e proteínas, fazendo com que ocorra redução do incremento calórico (calor gerado após o consumo de alimento pelo animal, devido ao aumento das reações metabólicas), minimizando os efeitos negativos relacionados a alta temperatura e proporcionando conforto térmico ao animal (FIALHO et al. 2001).  

Acesse nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

REFERÊNCIAS:

CRIVELLARO, Alessandro. 2021. ‘’A gigante China, a PSA e a revolução no mercado mundial de grãos e carnes’’. Em Peste Suína Africana – PSA: O controle da doença e o impacto no mercado global, 36. E-book: Agroceres Multimix. Disponível em: https:// agroceresmultimix.com.br/ebook/peste-suina-africana. Acesso em: 06/01/2023.

ESTATÍSTICAS – Portal Embrapa. 10 de maio 2022. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/suinos-e-aves/cias/estatisticas. Acesso em: 6 jan. 2023.

FAUSTINO, Thailson Fernando et al. Utilização de grão de milho reidratado e casca de café na alimentação animal. Revista Científica Rural, v. 22, n. 1, p. 259-275, 2020.

FIALHO, Elias Tadeu; OST, Paulo Roberto; OLIVEIRA, V. Interações ambiente e nutrição–estratégias nutricionais para ambientes quentes e seus efeitos sobre o desempenho e características de carcaça de suínos. In: Conferência Internacional Virtual sobre Qualidade de carne suína. 2001. p. 351-359.

HORWAT, D. et al. Uso de alimentos alternativos na dieta de suínos. Nutritime Revista Eletrônica, on-line, Viçosa, v.18, n.1, p.8845-8851, jan/fev, 2021. ISSN: 1983-9006. Disponível em: https://nutritime.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Artigo-531.pdf. Acesso em: 6 jan. 2023.

MACIEL, Roberto. Uso de óleos e gorduras nas rações. Brasil: UFLA, 2015.

SOUZA, Claudiana da Silva. Utilização de misturas de óleos vegetais na ração de suínos em terminação. 2017. Dissertação de Mestrado. Brasil.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »