O Potencial da Mandioca Fermentada na Alimentação de Suínos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A suinocultura representa uma grande movimentação da economia brasileira, visto que desempenha um papel significativo na indústria alimentícia, fornecendo carne para o mercado nacional e internacional. Contudo, o setor está intimamente ligado ao mercado de grãos devido a composição da alimentação dos suínos. Dessa forma, o setor fica sujeito da oscilação de preços dessas commodities. Nos últimos anos, os custos principalmente do milho e farelo de soja aumentaram consideravelmente devido a diversos eventos como a COVID-19 e conflitos geopolíticos.

Com o aumento do preço de ingredientes convencionais a busca por alternativas viáveis se torna cada vez mais frequente. Atrelado a isso, tem-se uma das fases mais críticas e custosas para as granjas, devido à necessidade de formulações diferenciadas para estimular o consumo dos leitões recém desmamados. Isso se deve, principalmente, por se tratar do momento mais crítico e estressante dentre as fases de produção, uma vez que envolve a separação do leitão da matriz, bem como a privação do leite materno.

Leia também: Inclusão de óleos na dieta de suínos: Importante aliado para a redução dos custos e bem-estar. ENTENDA!

Dessa forma, a transição desses animais da maternidade para a creche representa um desafio nos primeiros dias, dado que, o estresse da separação combinado com a mudança de ambiente, mudança de alimentação e hierarquia acaba ocasionando a redução do consumo desses animais, acarretando em baixo ganho de peso e redução no desempenho. Desse modo, com o intuito de assegurar um melhor desempenho desses animais, a utilização de produtos de baixo custo como a mandioca torna-se uma alternativa, principalmente após passarem por um processo de fermentação tornando o produto de maior qualidade (GONZAGA et al., 2018).

No Brasil, cerca de 12 milhões de toneladas de mandioca (tubérculo e subprodutos) são produzidas anualmente, tendo grande potencial para uso em rações de suínos, com substituição total o parcial do milho (SILVA & MEDEIROS, 2021).

Um estudo conduzido por Gonzaga et al. (2018), avaliou a inclusão de diferentes níveis de fermentado de mandioca na dieta de leitões. Os autores concluíram que a utilização do fermentado de mandioca não apresentou diferença significativa nos parâmetros avaliados em relação aos grãos, demonstrando que o mesmo pode ser uma substituição viável na alimentação de leitões.

De maneira semelhante, Silva e Medeiros (2021), avaliaram a utilização do fermentado de mandioca e vinhaça na alimentação de suínos na fase inicial. Neste estudo, foram avaliados três tratamentos distintos com a inclusão de 0%, 25% e 50% de fermentado de mandioca e vinhaça. Os autores constataram que a inclusão a 25% do fermentado e vinhaça na ração teve um desempenho superior em comparação a substituição de 50% e que o mesmo é uma alternativa viável para alimentação animal.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Perante os desafios enfrentados pela suinocultura, especialmente na fase crítica do desmame, a busca por alternativas viáveis tanto quanto as commodities, tornam-se cada vez mais importantes. Nesse contexto, o uso da mandioca tem se destacado como uma opção promissora. Além disso, no Brasil há ampla disponibilidade da mandioca, milhões de toneladas são produzidas anualmente, isto só reforça o potencial que esta cultura tem na alimentação animal.

Em conclusão, a utilização da mandioca fermentada na alimentação de suínos na fase inicial representa uma estratégia promissora para reduzir os custos com a dieta. Os estudos mencionados reforçam essa afirmativa, demonstrando que a mandioca pode ser sim uma alternativa para substituição parcial ou total dos grãos convencionais.

REFERÊNCIAS

GONZAGA, P. R. do N. et al. Avaliação do desempenho e saúde dos leitões alimentados com inclusão do fermentado de mandioca na dieta inicial. In: ZOOTEC Congresso Brasileiro de Zootecnia. Goiânia-GO: [s.n.], 2018.

SILVA, A. H. D., MEDEIROS, S. L. dos S. Use of cassava fermented in the feeding of pigs in the initial phase. Brazilian Journal of Development7(12), 119729–119742, 2021.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »