Brachiaria ou Panicum, qual é melhor para formar pasto?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Brachiaria e Panicum são ambos tipos de capim que são comumente usados para pastagem e feno em regiões tropicais e subtropicais. É difícil dizer qual tipo de capim é “melhor” entre Brachiaria e Panicum, pois isso depende das condições específicas de uso e crescimento do capim.

Brachiaria é um gênero de capins que inclui várias espécies populares para forragem, como Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens e Brachiaria humidicola. Estes capins são conhecidos por sua alta produtividade e tolerância a solos pobres.

brachiaria ou panicum
Brachiaria Decumbens.

Leia também: Indicadores de degradação agrícola de pastagens

Panicum é um grande gênero de capins que inclui muitas espécies usadas para forragem, como Panicum maximum (mais utilizado no Brasil), Panicum virgatum e Panicum miliaceum. Estes capins são conhecidos por seu alto valor nutricional e capacidade de suporte.

brachiaria ou panicum
Panicum Maximum.

Mas afinal, qual é melhor e por quê?

A resposta é depende.

Existem alguns fatores a considerar ao escolher a melhor forrageira para pastagem:

  1. Clima: Escolha um capim que se adapte bem ao clima e condições de cultivo locais. Por exemplo, se você vive em uma região quente e seca, pode ser interessante escolher um capim tolerante à seca, como a brachiaria ou o panicum.
  2. Tipo e fertilidade do solo: Selecione um capim adaptado ao tipo e fertilidade do solo da sua pastagem. Alguns capins são mais tolerantes a solos pobres do que outros.
  3. Intensidade de pastejo: Escolha um capim que possa suportar a intensidade de pastejo esperada de seu rebanho. Alguns capins são mais resistentes ao superpastejo do que outros.
  4. Valor nutricional: Selecione um capim que forneça um alto nível de nutrição para o seu rebanho. Diferentes capins têm perfis nutricionais diferentes, então é importante escolher um que atenda às necessidades específicas de suas criações.
  5. Facilidade de estabelecimento: Considere quanto é fácil estabelecer o capim na sua pastagem. Alguns capins são mais difíceis de estabelecer do que outros e podem exigir mais tempo e esforço para se estabelecer.
  6. Custo: Compare os custos de diferentes capins para determinar qual é a opção mais eficaz em termos de custo para a sua pastagem.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Dessa forma, é importante consultar um técnico da área para analisar todos os pontos, a sua demanda e definir qual a melhor forrageira para o seu sistema produtivo e seus objetivos.

Esse material foi produzido pela IA GPT-3, foi revisado e editado pelos autores para aprovação do material e posterior publicação. Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »