Métodos para o controle de plantas daninhas

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A capacidade produtiva de culturas agrícolas pode ser acometida por diversas intercorrências, sendo uma delas a ocorrência de plantas daninhas. Tais plantas causam efeitos deletérios diretos nas culturas como competição por nutrientes e alelopatia (conjunto de efeitos negativos gerados por plantas daninhas acarretando problemas no crescimento e desenvolvimento a outras plantas cultivadas). Por outro lado, há os efeitos indiretos como aumento no custo de produção, desvalorização do produto e perda de qualidade.

Atualmente, existem algumas alternativas que podem ser utilizadas para controle de plantas daninhas, dentre elas, manejo preventivo, controle cultural, mecânico, físico, químico e biológico. A escolha do método que será utilizado irá depender de fatores como o tipo de cultura e das espécies de daninhas existentes na área. 

Manejo Preventivo

Visando evitar prejuízos, o manejo preventivo busca precaver a entrada, o estabelecimento e a disseminação de plantas daninhas. Dessa forma, um bom plano preventivo compreende a observação continua da área cultivada, para distinguir as possíveis espécies de daninhas presentes na mesma; limpar máquinas e implementos que transitam de regiões infestadas para outras livres de infestação; dar preferência pelo uso de sementes certificadas e ou fiscalizadas com elevado valor cultural; eliminar possíveis focos de infestação, etc. É importante ressaltar que o controle será sempre mais oneroso.

Controle Cultural

O controle cultural resume-se na utilização de técnicas agrícolas com intuito de possibilitar o crescimento da cultura causando desvantagem as plantas daninhas.  Neste método de controle, práticas comuns são utilizadas como:

Rotação de cultura a qual proporciona maior diversificação do ambiente; variação na densidade das plantas cultivadas e no espaçamento, uma vez que a mesma pode contribuir para gerar maior sombreamento sob as plantas daninhas e assim, reduzir o estabelecimento destas além de proporcionar a maximização da captação de raios solares pela cultura.

Controle Mecânico

Os métodos de controle mecânico consistem basicamente na aplicação de técnicas simples como a remoção da planta do solo manualmente, capina, roçada e cultivo mecanizado. Para realizar o arranquio das plantas daninhas não é preciso de nenhuma ferramenta e é bastante eficiente para pequenas áreas, produções orgânicas, jardins, etc. Por outro lado, a capina envolve o uso de alguns equipamentos como enxadas e sanchos, por consequência quando se comparado com o arranquio manual o custo inicial é mais elevado devido a compra das ferramentas, porém a eficiência de trabalho é superior a mesma.

Leia também: Indicadores de degradação agrícola de pastagens

A roçada manual ou mecânica é uma boa alternativa para culturas espaçadas, como pomares e plantações de café, especialmente em terrenos inclinados onde o controle da erosão é essencial. Os espaços entrelinhas são mantidos roçados e, por meio de outros métodos de controle, mantêm as fileiras da planta niveladas e limpas. A agricultura mecanizada pode ser realizada com implementos tracionados como os tratores. De acordo com Van der Weide et al. (2008) conforme citado por Oliveira e Brighenti (2018), novas ferramentas e implementos relacionados ao cultivo mecanizado vêm sendo desenvolvidos, especialmente pela demanda dos agricultores orgânicos. Além disso, os implementos mais inteligentes vêm para possibilitar o controle de plantas daninhas sem causar qualquer injuria as plantas da cultura.

Controle Físico

Outra alternativa utilizada para o controle de plantas daninhas é o físico, no qual consiste na utilização de métodos como cobertura morta, solarização, inundação, dentre outros.

Cobertura Morta

Deixar restos de cultura na superfície do solo funciona como uma barreira física contra o surgimento de sementes de ervas daninhas com pequenas reservas e, às vezes, isso não é suficiente para que as plantas superem a cobertura morta em busca de luz. O processo de decomposição desses resíduos vegetais libera gradativamente uma série de compostos orgânicos denominados aleloquímicos, que podem afetar negativamente a germinação e emergência de plantas indesejáveis. Maiores quantidades de palha resultaram em maiores barreiras físicas e maiores quantidades de compostos alelopáticos produzidos, o que pode afetar negativamente a germinação das plantas daninhas. A quantidade e a qualidade da palha dependem do material de origem, das condições climáticas e do sistema de manejo empregado.

Solarização

A solarização envolve o uso de coberturas plásticas, com o objetivo de aumentar a temperatura do solo com a radiação solar e causar a morte das ervas daninhas por superaquecimento. A eficácia do método depende de um clima quente e úmido e forte radiação solar, com exposição prolongada ao sol que pode aquecer o solo o suficiente para matar as ervas daninhas. Devido às suas particularidades, como necessidade de filme plástico, umidade uniforme do solo, mão de obra, equipamentos específicos, pessoal treinado, etc., a prática da solarização só é indicada para pequenas áreas ou cultivos protegidos como o cultivo de plástico. Esta prática é utilizada principalmente no Brasil para culturas hortícolas de maior valor agregado, como morangos e outras pequenas fruteiras rasteiras, bem como para floricultura profissional ou artesanal, condições experimentais em instituições de pesquisa e mais recentemente hortas artesanais.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Segundo Silva et al. (2007) conforme citado por Oliveira e Brighenti (2018), a solarização tende a ser mais efetiva, principalmente no controle das plantas daninhas localizadas na camada superficial do solo, em razão do maior aquecimento.

Inundação

O controle por inundações impede que raízes de plantas sensíveis obtenham oxigênio para sobreviver. Em culturas inundadas, como o arroz, o manejo da água é frequentemente reconhecido como uma importante prática cultural para controlar as comunidades de ervas daninhas perenes, como tiririca (Cyperus rotundus), grama-seda (Cynodon dactylon), capim-kikuio (Penisetum clandestinum) e muitas espécies anuais que podem ser erradicadas sob as águas da inundação (Silva et al., 2007b apud OLIVEIRA; BRIGHENTI, 2018).

Controle biológico

O controle biológico resume-se no uso de parasitas, predadores, ou patógenos com a capacidade de reduzir a população de plantas daninhas e por consequência sua capacidade de competir, por meio do equilíbrio populacional entre o inimigo natural e a planta hospedeira. O propósito do controle biológico não é erradicar, mas sim reduzir a população para abaixo do nível de dano econômico. De modo geral, a eficiência desse método é questionável quando utilizado separadamente, pois os agentes de controle, geralmente, são específicos para determinadas espécies de plantas, não atuando contra o complexo florístico local. Estratégias de controle biológico de plantas daninhas vêm sendo utilizadas no manejo de plantas invasoras em pastagens, plantas infestantes em corpos hídricos, plantas daninhas resistentes a herbicidas e na agricultura orgânica (Silva et al., 2007b apud OLIVEIRA; BRIGHENTI, 2018).

Controle Químico

O controle químico de daninhas é feito com o uso de defensivos, mais precisamente herbicidas. Compreender a cinética dos herbicidas e seus diferentes mecanismos de ação sobre as ervas daninhas, conhecer a dosagem correta do produto em relação à tecnologia de aplicação, além do momento correto de aplicação de acordo com o estágio de desenvolvimento da planta é extremamente importante. A aplicação única ou aplicação sequencial é frequentemente usada como estratégia.

Neste contexto, há diversos métodos disponíveis como, manejo preventivo, controle cultural, mecânico, físico, químico e biológico a escolha do método que será utilizado irá depender de alguns fatores como o tipo de cultura implementada e das espécies de daninhas existentes na área. Lembrando que o melhor método sempre será o manejo preventivo, pois o controle sempre é mais oneroso.

Referências

EQUIPE MAIS SOJA. Métodos de controle de plantas daninhas: controle físico. MAIS SOJA – Pensou Soja, Pensou Mais Soja. Disponível em: <https://maissoja.com.br/metodos-de-controle-de-plantas-daninhas-controle-fisico/>. Acesso em: 2 jan. 2023.

OLIVEIRA, M. F. de; BRIGHENTI, A. M. Controle de plantas daninhas: métodos físico, mecânico, cultural, biológico e alelopatia. [S.l.]: Embrapa Milho e Sorgo, 2018. 198 p.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »