Controle zootécnico: o caminho para o sucesso

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
controle zootécnico

Se tratando de propriedades leiteiras, sempre haverá algum tipo de anotações realizadas pelo produtor ou responsável pela propriedade. Essas anotações, sendo elas de cunho técnico ou não, são de suma importância para o bom funcionamento de uma fazenda.

Dessa forma, pode-se dizer que o controle zootécnico nada mais é que o resgate e levantamento de dados de uma propriedade. Ou seja, em posse destas informações é possível compreender a situação da fazenda (produtiva, reprodutiva, sanitária, dentre outras) e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo na propriedade e assim, tornar esses dados um bom instrumento de tomada de decisões.

Em outras palavras, é possível anotar do ganho de peso dos animais, controle leiteiro, qualidade do leite, escore de condição corporal (ECC), controle sanitário, reprodutivos de vacas e novilhas tratamentos, etc.

Leia também: A importância dos Índices Zootécnicos para uma produção eficiente

E assim, determinar diagnóstico de gestação, data de partos, data de secagem, data de inseminação, idade ao primeiro parto (IPP), estágio de lactação, taxas reprodutivas, eficiência do inseminador, ganho médio diário (GMD), ganho de peso ponderal (GPP), idade da primeira inseminação prevista (1 IA), etc.

Atualmente, há diversos programas e aplicativos para lançamento destes dados, assim como ainda há a organização em simples fichas, bem como em planilhas utilizando os tópicos mais importantes como descrito abaixo:

Reprodutivo de vacas e novilhas

Na parte reprodutiva da fazenda é necessário que algumas informações importantes sejam anotadas como: nome/número do animal, situação no rebanho, grau sanguíneo, sexo, número de crias, data de partos, datas de cio, data de inseminação ou monta natural, dentre outros.

DEL (dias em lactação) ou DPP (dias pós-parto)

Com esta informação é possível identificar o período de lactação do animal, bem como, utiliza-lo como um indicador de possíveis problemas reprodutivos. Além disso, é um componente de suma importância para análise da evolução do rebanho.

DEL= DATA PRESENTE – DATA DO ÚLTIMO PARTO

PS (período de serviço)

É referente ao período em dias, em que compreende do parto até a primeira cobertura ou inseminação com diagnóstico de gestação positivo. Pode identificar possíveis erros de manejo, além de ser um indicador de eficiência reprodutiva. Além disso, está diretamente relacionado ao intervalo de partos, visto que um maior período de serviço acarreta em um maior intervalo entre partos.

PS= DATA DA ÚLTIMA IA FÉRTIL – DATA DO PARTO ATUAL

IP (intervalo de partos)

Diz respeito ao período decorrido do último parto até o próximo possuindo ligação direta com o período de serviço. Em outras palavras, o IP também é um indicador de eficiência reprodutiva e é capaz de demonstrar possíveis falhas no manejo reprodutivo.

IP= DATA DO PARTO ATUAL – DATA DO ÚLTIMO PARTO

DPIA (dias pós inseminação)

Período decorrido em dias desde a última inseminação. É uma informação importante para o posterior diagnóstico de gestação, além de se influenciar a previsão de parto e a data a secagem do animal.

DPIA= DATA PRESENTE – DATA DA ÚLTIMA IA

Previsão de parto: é a provável data, em que animal irá parir.

PREV.PARTO= DATA DA ÚLTIMA IA FÉRTIL + 283 DIAS

*283 duração da gestão de uma vaca (aproximadamente)

IPP (idade ao primeiro parto)

Compreende a idade com que o animal tem o seu primeiro parto, ou seja, quanto menor esse indicador mais rápido o animal deixará a fase de recria e começará a gerar lucro para a propriedade.

IPP= PREVISÃO DE PARTO – DATA DO NASCIMENTO

GMD (ganho médio diário) E GPP (ganho de peso ponderal)

É o controle de peso dos animais da fazenda, sendo necessário no mínimo uma pesagem por mês para acompanhamento do desempenho dos mesmos. Pode indicar falhas no manejo nutricional, bem como possibilita a identificação de possíveis doenças presentes em lotes de animais.

GMD=( PESO ATUAL – PESO ANTERIOR)/(DATA ATUAL – DATA DA PESAGEM ANTERIOR)

GPP= ( PESO ATUAL- PESO AO NASCIMENTO)/(DATA ATUAL – DATA DA PESAGEM AO NASCIMENTO)

Controle Zootécnico leiteiro

É de suma importância manter o histórico da produção do animal a fim de coletar dados sobre a vida produtiva dos mesmos, ou seja, é uma ferramenta que permite compreender sobre a persistência da lactação, curvas de lactação e lactações encerradas de cada animal.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Lactações encerradas

É uma ferramenta que deve conter informações produtivas e reprodutivas dos animais, além disso, com a mesma é possível a tomada de decisão para descarte e seleção de animais dentro do rebanho.

Controle sanitário

Com o mesmo é possível ter o histórico de todos os animais, o que é de suma importância para controle vacinal do rebanho. Além disso, possibilita o acompanhamento dos casos clínicos de todos os animais da fazenda e possibilita o controle estratégico de endo e ectoparasitas.

Por fim, a realização de um controle zootécnico eficiente permite que haja uma melhor administração da propriedade. Ou seja, através dessas informações é possível identificar onde há ineficiência e o que é necessário melhorar.

3 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »