Coprodutos da soja na alimentação dos animais

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Os coprodutos, também chamados de subprodutos, são as partes constituintes da própria planta, incluindo os restos de cultura gerados a partir da fabricação do farelo, das cascas e da varredura da soja.

Farelo de soja

Obtido a partir do processamento da soja para a extração do óleo, que é seca e resulta no farelo. É uma excelente fonte de proteína e energia, para ruminantes e não ruminantes.

Embora a soja possua a sojina como princípio tóxico, ela não está presente no farelo, pois uma das etapas do processamento é o aquecimento, e isso desnatura a sojina, eliminando-a. O teor de proteína varia conforme o teor de casca. 10, 20, 30% ou mais, diminui a quantidade de proteína.

Valor nutritivo aproximado: 87% de matéria seca (MS), 45% de proteína bruta (PB), 2% de extrato etéreo (EE), 5% de fibra bruta (FB) e 5% de matéria mineral (MM).

Estoque chinês de farelo de soja é o maior em 3 meses - Gestão Pecuária
Fonte: Gestão Pecuária

Casca de soja

Também conhecida popularmente como casquinha, é obtida antes da extração do óleo, e possui excelente qualidade quando comparada com a de outros grãos, por ter alto valor nutricional.

Leia também: Mil e uma utilidades da Soja

Possui elevado teor de fibra (aproximadamente 69% de FDN) de alta digestibilidade (elevado teor de pectina, celulose digestível e baixo teor de lignina) cerca de 95%, e fornece alto teor de NDT (cerca de 72%). Além do baixo custo em relação ao farelo de soja.

Valor nutritivo aproximado: 90% de MS, 12,6% de PB, 2,2% de EE, 69,2% de fibra em detergente neutro (FDN), 3,6% de lignina (LIG) e 72% de nutrientes digestíveis totais (NDT).

Fonte: Millenium

Resto da cultura da soja

É um produto obtido após a primeira limpeza da colheita, composta pela palha da planta, casca de vagem e vagens falhadas. A sojina não é problema para ruminantes, e sim para não ruminantes.

Valor nutritivo aproximado: 88% de MS, 21,6% de PB, 8,2% de EE, 50,2% de FDN, 50,7% de fibra em detergente ácido (FDA), 61% de NDT e 51% de digestibilidade (DIG).

Residuo Soja | Preço Venda Compra - MF Rural
Fonte: MF Rural

Varredura da soja

É o resultado da seleção dos grãos de soja, composta principalmente por grãos chochos e mal formados, quebrados e a casca da vagem.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

O fator limitante é a sojina para não ruminantes, mas que se tiver contato com altas temperaturas, pode ser ofertada normalmente.

Valor nutritivo aproximado: 26,5% de PB, 12% de EE, 38,3% de FDN, 28,7% de FDA e 6,3% MM.

Fonte: MF Rural

Referências:

Conhecimento adquirido durante as aulas de Tecnologias de Subprodutos (2021.1) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Redes sociais:

Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil  e eu, Daniella Barauna no Instagram!

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »