Carrapato do Boi (Rhipicephalus microplus )

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 989 outros assinantes

Conhecido como carrapato do boi, o R. microplus é um ectoparasita monoxeno, ou seja, é um carrapato de um só hospedeiro. Ele pertence a família Ixodidae, conhecida como carrapatos duros por possuírem uma carapaça protetora e bem resistente. Essa carapaça recobre todo o macho, já na fêmea apenas 1/3 é coberto.

Ciclo do R. microplus

Estes estão presentes quase que em todo Brasil sendo predominantes no verão devido as condições propícias para propagação da espécie. Sua infestação pode causar anemia, e as lesões causadas provocam irritação e favorece a formação de miíases ( bicheira ).

Leia também: Controle zootécnico: o caminho para o sucesso

Todos os estágios do parasita podem transmitir patógenos. Eles ainda comprometem a produção de carne, leite e até o couro gerando grandes danos econômicos.

Os dois agentes patogênicos transmitidos são a babesia sp. e Anaplasma sp. responsáveis pela tristeza parasitária bovina – TPB.

O R. microplus (carrapato do boi) parasita principalmente bovinos, mas pode parasitar outros animais como ovinos, caprinos, equinos, etc, porém, em menor frequência e quantidade.

Quanto ao controle, principalmente na pastagem, calagem e a gradagem do solo ajudam a reduzir as populações. Queima pode ajudar mas não é 100% eficaz e compromete o solo, fauna e flora. A rotação das pastagens pode ajudar se feita de forma estratégica. Já o controle no animal pode ser feito por vacinação, banho de imersão, spray.

As raças zebuínas são naturalmente mais resistentes que as raças taurinas, o que a depender da região o cruzamento pode ser uma alternativa.

No Brasil busca-se alternativas viáveis e sustentáveis aos carrapaticidas convencionais no qual os carrapatos já apresentam resistência. Trabalhos chamam a atenção de óleos essenciais como uma possível opção ao manejo e tratamento desses parasitas de grande importância para a pecuária brasileira.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Referências:

Parasitologia na medicina veterinária – Segunda edição

Campos, R.N.S. et al. ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS E AROMÁTICAS NO CONTROLE DO CARRAPATO RHIPICEPHALUS MICROPLUS – Arch. Zootec. 61 (R): 67-78. 2012.

Embrapa – Museu do Carrapato da Embrapa Gado de Corte: Espécimes de carrapatos descritos no Brasil e depositados na coleção até o momento – ISSN 1983-974X Abril / 2018

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »