Surubins: Pintado e Cachara

O termo surubim significa, em Tupi Guarani, peixe verde ou azulado, porém esse termo já está menos usual.

Sem dúvidas essas duas espécies estão entre as mais conhecidas no Brasil, principalmente pelo cruzamento entre elas que origina a Pincachara. Apesar dos nomes parecidos e características semelhantes a identificação entre as espécies pode ser feita empiricamente pelas manchas em seu couro.

Diferenças visuais entre Pintado, Cachara e Pincachara (Fonte: Pesca e Turismo)

O Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) apresenta, como seu próprio nome diz, pintas em seu corpo de cor preta. Seu nome científico (Pseudoplatystoma) se refere a sua falsa boca plana. Possui longas barbas e espinhos em suas nadadeiras exigindo cuidados no seu manuseio. Peixe de couro, hábitos noturnos, pode chegar a 1 m de comprimento e pesar mais de 60 kg dependendo das condições em que se encontra. É considerado um peixe de carne nobre devido a coloração branca da carne. Por ser carnívoro, são usadas iscas vivas ou pedaços de outros peixes durante sua captura, é uma espécie muito cobiçada em pescas esportivas.

Pintado Piscicultura Panamá
Pintado (Fonte: Piscicultura Panamá)

O Cachara (Pseudoplatystoma fasciatum) é muito semelhante ao pintado, porém em seu corpo há “listras”. Peixes de comportamento no geral mais sedentários, porém territorialistas. Quando adultos permanecem quase imóveis no fundo do rio a espera de sua presa, os cacharas mais jovens costumam ser inquietos.

Cachara (Fonte: Laus Pesca)

As duas espécies são bem adaptadas ao cativeiro, respondendo bem ao manejo alimentar. Uma das iscas industrializadas mais utilizadas são as salsichas. Como já mencionado, possui sua carne nobre o que gera alto valor comercial. O Brasil possui alto potencial hídrico para criação, porém os principais entraves são o alto custo de produção (peixes carnívoros), regularização ambiental e uso de tecnologias.

Referências:

https://www.pescaeturismo.com.br/post/2017/08/24/diferen%C3%A7a-entre-os-bigodudos-pintado-cachara-ou-pincachara

https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/pintado-ou-cachara-o-surubim-e-muito-cobicado-por-pescadores-profissionais-e-amadores

https://www.lauspesca.com/2019/01/surubim-diferencas-entre-pintado.html

http://www.pisciculturapanama.com.br/especies/especies-nativas/pintado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s