Búfalo selvagem: O fantástico Búfalo – Africano

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 989 outros assinantes

O búfalo – africano (Synceruss caffer), é da família Bovidae, a mesma que os búfalos domesticados, porém, estes são selvagens e seu habitat natural, como seu próprio nome já diz, é na África, mas exatamente na África subsaariana (chamada subsaariana, pois está ao sul do Deserto do Saara). Estes animais, embora são fisicamente semelhantes aos domesticados, eles são de maior porte e de maior força, impondo respeito aos seus predadores.

Esses animais são grandes e pesados, a fêmea pode chegar a pesar de 600 kg a 700 kg e o macho podendo a pesar de 900 kg a 1 tonelada. Seu corpo é compacto, tendo um peito largo e as pernas fortes e robustas, seus chifres são em formato de ganchos, podendo passar de 1 metro de comprimento e formam um reforçado escudo acima do chanfro, que serve como defesa contra seus predadores e de lutas entre outros búfalos. Sua pelagem é marrom escuro ou totalmente negra, alguns machos mais velhos podem apresentar manchas esbranquiçadas ao redor dos olhos.

São considerados um dos animais mais perigosos da África, muitas vezes ao dia tem-se que ficar em alerta, pois são presas na natureza, portanto, vivem em bandos com cerca de 50 – 500 animais por rebanho, assim, tendo mais chances contra seus predadores. Hierarquia é presente, mas mais pronunciada nos grupos com menos animais. A hierarquia é definida por posturas agonísticas, principalmente “balanço” das cabeças apesar de sérias lutas cabeça-a-cabeça também ocorrerem.

Búfalo-africano - Wikiwand
Fonte: Wikiwand

Sua reprodução ocorre todo ano, tendo um bezerro por ano, a gestação dura em torno de 340 dias. A maior incidência de nascimento, é quando há maior disponibilidade de alimento, ou seja, na época de chuva.

Os búfalos – africanos são considerados um dos cinco animais mais difíceis de serem caçados nos safáris africanos, mesmo assim, em vários países é o alvo favorito de caçadores de carne enquanto a caça furtiva (caçadores o procuram como recompensa de caça), tem sido um dos principais contribuintes para o recente declínio das populações de búfalos em muitas áreas protegidas.

Referências:

https://animaldiversity.org/

https://www.wikiwand.com/

https://www.infoescola.com/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »