Método Famacha em Ovinos.

Para que uma produção alcance suas metas é importante a realização dos manejos de forma correta e eficaz. Quando se trata de sanidade o uso de vermífugo pode ser comum, com a intenção de reduzir o gasto com medicamento houve a comprovação científica que nem todos os animais necessitam ser tratados. Além de economizar com os custos diminui o desperdício do produto e previne o desenvolvimento de resistência.

Os relatos mais frequentes dos produtores de ovinos é relacionado com verminose, acarretando enormes prejuízos. O clima quente, a chuva e a umidade do solo aceleram o desenvolvimento das larvas que contaminam as pastagens e os animais. Na atividade de ovinocultura, o verme com maior capacidade de induzir o aparecimento de doenças é o Haemonchus contortus, o seu impacto auxilia no aparecimento da anemia.

Para selecionar ovinos que requerem intervenção pode ser usado o método Famacha, que ajuda na indicação de um possível grau de anemia. É indicado a execução a partir de um indivíduo treinado para que não ocorra diagnósticos equivocados, também é aconselhado a utilização de um cartão que apresenta tonalidades referentes a cada grau, eles se direcionam a respeito da coloração da mucosa nos olhos.
* As cores “vermelho vivo” indicam sanidade, a partir desse tom é necessária a vermifugação e quando a cor se torna pálida intensamente é recomendado uma alimentação reforçada.

Buscar alternativas como o método Famacha pode ser muito viável como já citado, estar sempre atento a saúde do animal é imprescindível, tendo ciência que é um dos fatores que influenciam na cadeia produtiva.

Referências

https://www.embrapa.br/paratec-controle-integrado-verminoses/vermes/caprinos-ovinos/famacha#:~:text=M%C3%A9todo%20FAMACHA&text=O%20FAMACHA%C2%A9%20%C3%A9%20o,aux%C3%ADlio%20de%20um%20cart%C3%A3o%20colorido.

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31270987/produtor-de-ovinos-deve-ficar-atento-a-verminose-nesta-epoca-de-chuvas#:~:text=Haemonchus%20contortus%20%C3%A9%20o%20verme,%2C%20edema%20(papada)%20submandibular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s