Método Famacha em Ovinos.

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

Para que uma produção alcance suas metas é importante a realização dos manejos de forma correta e eficaz. Quando se trata de sanidade o uso de vermífugo pode ser comum, com a intenção de reduzir o gasto com medicamento houve a comprovação científica que nem todos os animais necessitam ser tratados. Além de economizar com os custos diminui o desperdício do produto e previne o desenvolvimento de resistência.

Os relatos mais frequentes dos produtores de ovinos é relacionado com verminose, acarretando enormes prejuízos. O clima quente, a chuva e a umidade do solo aceleram o desenvolvimento das larvas que contaminam as pastagens e os animais. Na atividade de ovinocultura, o verme com maior capacidade de induzir o aparecimento de doenças é o Haemonchus contortus, o seu impacto auxilia no aparecimento da anemia.

Para selecionar ovinos que requerem intervenção pode ser usado o método Famacha, que ajuda na indicação de um possível grau de anemia. É indicado a execução a partir de um indivíduo treinado para que não ocorra diagnósticos equivocados, também é aconselhado a utilização de um cartão que apresenta tonalidades referentes a cada grau, eles se direcionam a respeito da coloração da mucosa nos olhos.


* As cores “vermelho vivo” indicam sanidade, a partir desse tom é necessária a vermifugação e quando a cor se torna pálida intensamente é recomendado uma alimentação reforçada.

Buscar alternativas como o método Famacha pode ser muito viável como já citado, estar sempre atento a saúde do animal é imprescindível, tendo ciência que é um dos fatores que influenciam na cadeia produtiva.

Referências:

https://www.embrapa.br/

https://www.embrapa.br/

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »