Coprodutos do algodão na alimentação dos animais

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Os coprodutos, também chamados de subprodutos, são as partes constituintes da própria planta, e no caso do algodoeiro os mais importantes são os caroços e o farelo.

Caroço de algodão

É o que sobra da extração da fibra longa do algodão. Possui de 4 a 8% de línter, nome dado a fibra que fica aderida ao caroço, bem digestível e rico em óleo, proteína e energia. Porém, por ser envolta por uma casca de baixa digestibilidade, é necessário quebrar o caroço, ao invés de tritura-lo, para que o aproveitamento seja maior.

Leia também: Caroço de algodão na alimentação de vacas leiteiras

É preciso atentar-se ao seu elevado teor de óleo, que limita seu uso no caso de oferta para ruminantes – não podemos ultrapassar 8% de gordura, já que acima desse valor, cria-se uma película envolta dos alimentos no rúmen, impedindo que as bactérias tenham acesso ao alimento, resultando na não degradação desses alimentos. Outro fator limitante é o gossipol, um princípio tóxico para não-ruminantes. No caso de ruminantes, aparentemente são capazes de anular esse efeito tóxico, a não ser no caso de matrizes, reprodutores e vacas leiteiras, pois são animais que consomem mais concentrado na dieta e possuem uma taxa de passagem maior, isso faz com que não haja tempo para os microrganismos do rúmen atuarem sobre o gossipol, que passa diretamente pelo rúmen e por ser acumulativo, causa danos a longo prazo.

Valor nutritivo aproximado: 91% de matéria seca (MS), 22% de proteína bruta (PB), 19% de extrato etéreo (EE), 80% de nutrientes digestíveis totais (NDT), 48% de fibra em detergente neutro (FDN), 39% de fibra em detergente ácido (FDA) e 0,61% de fósforo (P).

O que oferecer no lugar de caroço de algodão - Boi Saúde
Fonte: Dicas Boi Saúde

Farelo de algodão

Após a obtenção da torta de algodão (extração de óleo através da prensagem ou quimicamente, com uso de solventes), deve-se secar essa torta e posteriormente tritura-la, resultando na produção do farelo de algodão.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Não possui limitações de uso, pois a quantidade de gossipol é insignificante e o teor de óleo é baixo.

Valor nutritivo aproximado: 94% de MS, 24% de PB, 8% de EE, 43% de FDN e 32% de FDA.

Fonte: Millenium

Referências:

Conhecimento adquirido durante as aulas de Tecnologias de Subprodutos (2021.1) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Redes sociais:

Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil  e eu, Daniella Barauna no Instagram!

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »