Caroço de algodão na alimentação de vacas leiteiras

O caroço de algodão é um coproduto da produção do algodão, e é muito utilizado em dietas de vacas leiteiras, devido aos seus inúmeros benefícios. É um alimento interessante, visto que possui características de alimento concentrado (devido ao alto teor energético) e também de volumoso (alto teor de fibra efetiva).Também possui  proteína (aproximadamente 23%), gordura, fibra e fósforo em altas concentrações. 

Algumas vantagens de se utilizar o caroço de algodão : melhora o ambiente ruminal, pois promove ruminação e produção de saliva; é fonte de proteína, energia, gordura e fibra de boa qualidade; melhora no teor de gordura do leite; redução do custo de produção (pode-se substituir 1 kg de concentrado por 1 kg de caroço, não excedendo o limite diário de 3 kg/vaca/dia); é mais barato que 1 kg de concentrado comercial; é um  produto facilmente encontrado.

Mas é preciso ficar atento a dois pontos: 1) Não exceder a quantidade máxima recomendada de 3kg/vaca/dia. Devido ao alto teor de gordura, quantidades maiores que esta podem reduzir a  digestibilidade da fibra no ambiente ruminal. 2) Não fornecer para touros reprodutores. O caroço de algodão possui uma substância chamada gossipol, que afeta a motilidade e aumenta a mortalidade dos espermatozoide, causando redução na fertilidade.

Apesar destas ressalvas, se usado conforme a recomendação o caroço se torna uma ótima opção de alimento para vacas. E para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios, ele deve ser fornecido como grão inteiro, sem moer.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários ou siga os perfis @dicasdazootecnista e @zootecnia_brazil no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s