Caroço de algodão na alimentação de vacas leiteiras

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 996 outros assinantes

O caroço de algodão é um coproduto da produção do algodão, e é muito utilizado em dietas de vacas leiteiras, devido aos seus inúmeros benefícios. É um alimento interessante, visto que possui características de alimento concentrado (devido ao alto teor energético) e também de volumoso (alto teor de fibra efetiva).Também possui  proteína (aproximadamente 23%), gordura, fibra e fósforo em altas concentrações. 

Algumas vantagens de se utilizar o caroço de algodão : melhora o ambiente ruminal, pois promove ruminação e produção de saliva; é fonte de proteína, energia, gordura e fibra de boa qualidade; melhora no teor de gordura do leite; redução do custo de produção (pode-se substituir 1 kg de concentrado por 1 kg de caroço, não excedendo o limite diário de 3 kg/vaca/dia); é mais barato que 1 kg de concentrado comercial; é um  produto facilmente encontrado.

Mas é preciso ficar atento a dois pontos: 1) Não exceder a quantidade máxima recomendada de 3kg/vaca/dia. Devido ao alto teor de gordura, quantidades maiores que esta podem reduzir a  digestibilidade da fibra no ambiente ruminal. 2) Não fornecer para touros reprodutores. O caroço de algodão possui uma substância chamada gossipol, que afeta a motilidade e aumenta a mortalidade dos espermatozoide, causando redução na fertilidade.

Apesar destas ressalvas, se usado conforme a recomendação o caroço se torna uma ótima opção de alimento para vacas. E para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios, ele deve ser fornecido como grão inteiro, sem moer.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários ou siga os perfis @dicasdazootecnista e @zootecnia_brazil no Instagram.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »