Uso de cana com ureia na alimentação de bovinos

A sazonalidade da produção de forrageiras no Brasil afeta a disponibilidade e a qualidade da forragem, limitando o desempenho animal. Uma alternativa viável é o fornecimento de cana com ureia para os animais. A cana é uma forragem que possui muitas vantagens, como: alta produção/hectare; implantação e manejo simples; é rica em carboidrato (sacarose); o período de maturação e colheita coincide com a época seca do ano; possui alta palatabilidade; tem baixo custo.

Porém, possui deficiência em proteínas e alguns minerais e tem fibra de baixa qualidade. Recomenda-se incluir 1% de ureia (ureia + sulfato de amônio) diluída em água na cana picada,ou seja, para cada 100 Kg de cana, usar 1 kg da mistura de ureia + sulfato  ( 900g de ureia + 100g de sulfato). A mistura de ureia + sulfato será na proporção de 9:1, isto é, 9 partes de ureia e 1 parte de sulfato de amônio.Isso fará com que o teor de proteína se eleve de 3% para 11%.

O sulfato de amônio é necessário para que a flora ruminal possa produzir aminoácidos sulfurados que são essenciais para os ruminantes. E a diluição na água facilita a distribuição uniforme da ureia à cana.Mas antes é necessário fazer a adaptação dos animais, para que não ocorra intoxicação, fornecendo na primeira semana 0,5% de ureia + sulfato e a partir da segunda semana, 1%. Também é importante que os animais tenham acesso a um bom sal mineral, de modo a suprir a deficiência de minerais da cana de açúcar.

Dúvidas? Deixe aqui nos comentários! E se você quiser saber mais sobre ruminantes, siga o @dicasdazootecnista. Lá você encontra várias dicas sobre produção animal. Até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s