Microbiota Ruminal

O rúmen é um compartimento do estômago que pode ser definido como uma câmara de fermentação habitada por microrganismos, sendo os principais as bactérias, protozoários e fungos, que mantem uma relação benéfica denominada de simbiose mutualística.

Esses microrganismos anaeróbicos, degradam carboidratos, proteínas e nitrogênio não proteico, e em consequencia ocorre a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), proteína microbiana e a produção de diversas vitaminas, exceto as vitaminas A e D.

Mas porque devo saber sobre esses microrganismos? Qual a importância disso para minha produção?

A resposta é simples, uma pequena alteração no funcionamento normal da flora ruminal pode ter resultados enormes na produção animal, sejam positivos ou negativos, isso porque esse equilibrio afeta diretamente a disponibilidade de nutrientes e a saude do mesmo. E quanto mais se sabe sobre o funcionamento do rúmen e de seus microrganismos, mais podemos saber sobre a degrabilidade e digestibilidade das fibras, principalmente no Brasil que possui uma diversa gama de gramíneas forrageiras, e ainda é o principal e mais barato alimento da pecuária.

Essa é apenas uma introdução sobre a microbiota Ruminal, logo farei publicações falando sobre cada microrganismo do rúmen…

Então inscreva-se adicionando seu email abaixo.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s