Gorduras para Cavalos atletas e de trabalho

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

Os equinos são animais que devido o seu tamanho e força requerem uma grande quantidade de energia, e esse requerimento aumenta quando esses animais ultrapassam seus limites naturais, como é o caso dos cavalos atletas e de trabalho.

Veja também: Cavalo pampa ou tobiano?

O cavalo é um animal monogástrico herbívoro, que possui um ceco desenvolvido onde o mesmo realiza a digestão de forragens, com uma microbiota majoritariamente composta por bactérias.

Porém, quando esses animais são selecionados e treinados para ter um rendimento físico avantajado só forrageiras não conseguem sustentar a demanda por energia, o que é necessário para o mesmo corresponder com segurança, saúde e eficiência.

Com isso os estudos da nutrição animal por Zootecnistas e profissionais de outras áreas afins, tem procurado opções de alimentos para que possa suprir a necessidade energética, sem acometer os mesmos a distúrbios digestivos e metabólicos.

O que é Zootecnia ??

Um dos alimentos mais utilizados para se obter essa densidade energética é o milho, que é rico em amido, que por sua vez é um carboidrato não estrutural rapidamente fermentável. O milho ainda pode provocar cólica estomacal, que é resultado do consumo em excesso e cólica cecal que é a mudança da microbiota cecal.

Segundo alguns estudos, cavalos conseguem digerir de forma eficiente dietas contendo até 30% de gorduras, e com isso o uso de óleos vegetais e animais é uma boa opção para se o obter energia para esses animais.

Se sabe ainda que 1 g de gordura produz 2,25 vezes mais energia que 1 g de carboidrato, ou seja, o volume consumido para dietas com gorduras é menor, o que alem de ter um resultado metabolicamente positivo, fisicamente pode ser ainda melhor, graças ao volume consumido que não atrapalhará o desempenho em provas ou trabalho no campo.

A inclusão de óleos deve ter todo suporte de um técnico, seja ele Zootecnista ou qualquer um apto, pois apesar dos resultados positivos, se não dado de forma certa pode prejudicar o animal. Isso porque os equinos não armazenam o suco biliar por não possuir vesícula biliar, então as gorduras devem ser dadas de forma gradual, para que o animal possa se adaptar e utilizar os nutrientes em seu favor.

Rebanho bovino do Brasil

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »