“Ferida da Moda”- Pitiose Equina

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
pitiose

A pitiose ou “Ferida da Moda” é uma afecção ocasionada por fungos da espécie Pythium Insidiosum, no  qual acometem tecidos já lesionados, sendo muito comum na pele e tecido subcutâneo. Além disso, pode ser confundida com outras patologias fúngicas – pode inclusive afetar demais espécies.

Além de afetar diversas faixas etárias, é contagiosa entre os animais, sendo também considerada uma zoonose. 

Os fungos Pythium Insidiosum são microrganismos que se reproduzem e se proliferam em ambientes quentes e úmidos e, aderem-se aos animais em locais onde estes já possuem uma lesão pré-existente. Ainda mais, pode ter um diagnóstico errôneo, tendo em vista que outras enfermidades podem apresentar características semelhantes, como por exemplo a Habronemose e Zigomicose, que também ocasionam feridas cutâneas.

Leia também: Gorduras para Cavalos atletas e de trabalho

Os animais que apresentam esta infecção normalmente costumam apresentar edemas com exsudação serosa,  úlceras, grânulos necróticos, juntamente com coloração cinza a amarela. Do mesmo modo, o tamanho desses grânulos pode variar  de acordo com o local afetado e em casos de áreas extremas, a necrose/ ferida pode circundar todo o membro.

O diagnóstico pode ser feito através de exames citológicos ou exames histopatológicos dos quais são possíveis identificar a presença de hifas septadas. E na tentativa de curar o equino, podem ser realizados tratamentos imunoterápicos e/ou processos cirúrgicos, sendo o mais eficiente a prevenção e uso de vacina (Pitium Vac), o que depende de cada caso e grau da lesão.

Enfim, a Pitiose acomete animais que têm contato com ambientes aquáticos/úmidos e que já possuem algum ferimento, sendo assim indispensável o bom  manejo preventivo. 

Acesse também nosso linkedin e nos siga: Zootecnia Brasil

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »