Ovinos da Raça Dorper

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.001 outros assinantes

Os ovinos Dorper tem origem sul- africana, além disso, surgiram a partir de 1930 entre cruzamentos da raça Dorset Horn e Blackhead Persian. 

À respeito de seu padrão racial, são animais que possuem pelagem curta, com o corpo de coloração branca e cabeça preta, no entanto podem apresentar cabeça branca (White Dorper- Dorper Branco). 

Os White Dorpers surgiram através da participação de uma terceira raça- Van Rooy. Além disso, apresentam  um maior comprimento e uma melhor distribuição de gordura, em contrapartida ao Dorper convencional (acúmulo de gordura próximo a cauda e peito) ainda assim, o animal mantém as mesmas características comerciais do Dorper, como por exemplo fertilidade, ganho de peso, adaptação.

Leia também: Escore de Condição Corporal em ovinos

Os ovinos da raça Dorper apresentam boa adaptabilidade, ou seja, podem ser criados em ambos sistemas (intensivo/ extensivo), além do mais, têm uma boa habilidade materna.

Agora, sobre a alimentação, é determinado de acordo com o que é imposto ao animal, visto que a dieta selecionada indica adaptação a diferentes forragens e a quantidade de plantas selecionadas indicam o potencial genético do animal, sendo  este pouco seletivo, costumam pastar por longos períodos, possuindo preferências por gramíneas (70%).  

Características da Raça 

  • Adaptabilidade – Com boa eficiência de produção, mesmo em condições adversas. Por outro lado, tem uma maior exigência nutricional.
  • Possui boa digestibilidade de alimentos fibrosos (Eficiência alimentar)
  • Habilidade materna – Mães conseguem cuidar e amamentar bem os seus filhotes (90% dos cordeiros conseguem manter um bom ECC após desmame)
  • Bom crescimento e ganho de musculosidade, principalmente o pernil. Segundo Souza e Leite (2000), os Dorpers apresentam peso médio de 4,8 Kg ao nascimento e peso de 40,5 Kg aos 140 dias
  • Precocidade sexual – 213 dias com + ou- 39 kg e carneiros férteis em torno de 160 dias
  • Boa fertilidade e baixos índices de mortalidade. Inclusive, podem gerar 1,1 – 1,7 filhotes no qual o intervalo entre partos é em torno de oito meses, dentro de 2 anos (3 partos em 2 anos). Do mesmo modo, um outro ponto importante a se destacar é que não sofrem com alterações endócrinas e/ou reprodutivas, decorrentes do fotoperiodismo (captação de luz), por isso são capazes de ciclar em qualquer época do ano, sem apresentar anestro pós-parto

São capazes de atingir 30 a 33 Kg em 100-130 dias, apresentando uma boa deposição de gordura (influenciado pela da idade e tipo de alimentação).  

De acordo com FOURIE e KOK (1996), os ovinos Dorper são mais suscetíveis aos carrapatos em comparativo com animais da raça Merino, no entanto, eles mantêm sua produtividade, mostrando assim uma boa resistência aos ectoparasitas. Ocorrência de miíases foi semelhante entre duas raças (FOURIE; HORAK,2000).

Em síntese, a habilidade materna e a boa adaptação aos diferentes ambientes são os pontos fortes desta raça. Enfim, sobre o rebanho nacional da raça, são formados por 85% do Dorper comum e o restante é White Dorper, dos quais são usados em acasalamento com raças como Santa Inês e SRD (Sem Raça Definida).

Referências:

ABC Dorper. Você sabe qual é a diferença do Dorper e do White Dorper?.

Canal Rural. Conheça as qualidades da raça dorper.

Caprileite. Ovinos Dorper.

ROSANOVA, C.; GARCIA DA SILVA SOBRINHO, A.; GONZAGA NETO, S. A RAÇA DORPER E SUA CARACTERIZAÇÃO PRODUTIVA E REPRODUTIVA. Veterinária Notícias , v. 11, n. 1, 10 dez. 2007.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »