Pré-secado em fardos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
pré-secado

Conceito e Etapas

O pré-secado está cada vez mais comum em propriedades e tem como objetivo conservar as forragens de forma compactada e com ausência de oxigênio. Uma pesquisa concluiu em 2019 que 1/3 das atividades leiteiras acrescentam pré-secado na dieta das vacas.

As etapas são o corte, secagem, confecção das leiras e enfardamento. Todavia, para efetuar de maneira qualitativa ambas as fases é necessário ter conhecimento de alguns fatores que influenciam nos processos: como umidade relativa do ar, temperatura, radiação solar, região, cultura adotada, clima e horários sem orvalho.

Leia também: Fenação: domine a fabricação e conservação do feno

O momento que há melhor disponibilidade de nutrientes e maior rendimento de forragem é no estágio vegetativo e pré-florescimento da planta. Quanto mais tardio for o corte, mais ocorre queda nutricional.

Posteriormente, ocorre a secagem do produto na lavoura com a intervenção dos raios solares, para uma secagem homogênea é preciso revolver (alguns implementos realizam a inversão e o enleiramento ao mesmo tempo). Além do mais, o revolvimento ajuda na desagregação do material e auxilia na passagem de ar para favorecimento da perda de água.

Acesse também nosso linkedin e nos siga: Zootecnia Brasil

E quando pode enfardar o material?

O vegetal precisa ter atingido o ponto ideal de matéria seca (MS) para o recolhimento e enfardamento, esse teor oscila conforme a cultura e outros obstáculos já citados. Entretanto, o valor de MS varia de 40% até 60% dependendo da planta.

Os pré-secados enfardados devem ficar de pé, pois há uma menor área de contato da superfície com o solo, reduzindo as chances de proliferação de fungos que podem acometer a qualidade da silagem.

Diversas forrageiras podem servir a produção. No sul há muito uso de Azevém, Aveia, Triticale, Tifton e em outras regiões é possível fazer uso da Brachiárias. Dentre as leguminosas a alfafa é a mais usual.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »