Alimentação e tipos de rações para cães

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

O cão (Canis lupus familiaris) é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, subespécie do lobo e possivelmente o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. A relação do homem com os cães se tornou tão intensa e verdadeira que alguns tutores partilham da própria comida com os seus pets mas, você já parou pra pensar que essa simples atitude pode prejudicar a saúde do animal? Isso porque alguns alimentos que nós humanos adoramos comer, podem ser tóxicos para os “doguíneos” e até levá-los à morte; por isso, as rações são uma ótima maneira de assegurar que o cão receba, de maneira equilibrada, todos os nutrientes necessários para a sua manutenção e longevidade.

Acesse também nosso linkedin e nos siga: Zootecnia Brasil

Mas qual ração oferecer se existem tantas no mercado? Existem diversas categorias que classificam os alimentos pela forma como são apresentados, pela qualidade das matérias-primas utilizadas na fabricação e pelo benefício específico que conferem ao pet.

Alimentos secos e alimentos úmidos

A principal diferença entre o alimento seco e o alimento úmido é a quantidade de água presente. Em relação aos valores nutricionais, não há diferença entre eles, já que ambas proporcionam um alimento completo para os cães. Os alimentos úmidos são ótimas opções para os cães que não tem costume de beber muita água ou que moram em regiões muito quentes, além disso, também são os melhores formatos para cães idosos, por serem macios e mais palatáveis que as rações secas.

Alimentos Standard, Premium e Super Premium

Em relação à qualidade das rações, são existentes quatro tipos no mercado: as rações populares, que são as mais baratas, são fabricadas com subprodutos vegetais e/ou animais dos mais variados possíveis, visando apenas economizar nos custos de produção, por outro lado existem outros três tipos de rações que são elaboradas com o objetivo de garantir mais nutrição e saúde aos peludos. As categorias são:

  • Standard — são rações elaboradas a partir de ingredientes qualitativamente melhores que os das populares. Porém, sua formulação ainda é flexível, pois ainda se preocupa com os custos mas existe qualidade. Os níveis nutricionais ainda são baixos, sendo necessário o consumo de maiores quantidades para suprir as necessidades diárias do pet.

Leia também: DDGS: UM INGREDIENTE POTENCIAL PARA A NUTRIÇÃO DE CÃES

  • Premium — são rações com ingredientes mais ricos, tendo como objetivo oferecer ao animal uma nutrição mais adequada, com fórmulas de pouco oscilação, buscando atender as necessidades nutricionais e sempre se preocupando com a qualidade nutricional de seus ingredientes e de suas receitas. Esses nutrientes são mais digestíveis, sendo facilmente absorvidos pelo trato digestório dos cães;
  • Super Premium — são as rações de maior qualidade do mercado, os níveis de garantia são otimizados, elaboradas com ingredientes nobres. Suas formulações são fixas, seus nutrientes são de maior absorção, assim pouca quantidade do alimento supre as necessidades do seu animal.

Rações para fases e condições específicas

Ainda, existem alimentos desenvolvidos especificamente para animais idosos, filhotes, castrados, diabéticos, obesos etc. Essas rações são pensadas e elaboradas por profissionais que observam a necessidade de cada animal, durante condições diferentes de suas vidas.

Referências:

matsudapet.com.br

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »