Doença da urina preta: qual a relação com a produção animal?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes
urina preta

A doença de Haff, conhecida como doença da urina preta, é uma enfermidade causada pela toxina de alguns peixes e crustáceos. Os principais sintomas são dores musculares e lesões nos rins, o que causa a urina cor de café devido a tentativa de limpeza do organismo, dando então o nome popular da doença. Essa doença é conhecida desde meados de 1924, tendo seu primeiro surto na região litorânea de Königsberg Haff, na costa do mar Báltico (Fonte: Super Interessante). Percebeu-se um certo padrão de sintomas: dores musculares e urina escura, sempre aparecendo após a ingestão de peixes e crustáceos. A doença de Haff é considerada rara, onde peixes, mesmo cozidos, podem transmitir a toxina.

Leia também: Tilápia: Rainha das Águas Doces

Em agosto de 2021, houve suspeita da doença no município de Itacoatiara (AM) após internações de pessoas que consumiram peixes (espécie ainda não comprovada), o caso ainda vem sendo investigado pelas autoridades de saúde.

urina preta
O consumo de peixe pode estar associado ao surto da doença (Fonte: G1)

Importância de conhecer a origem do produto

Uma das principais prevenções contra a doença da urina preta é não consumir produtos cuja origem, armazenamento e transporte não se conheçam (Fonte: BVSMS). Daí a importância da rastreabilidade de produtos, fornecer segurança aos consumidores. Outro ponto importante é a fiscalização por parte de órgãos competentes no processo produtivo.

Relação com a produção animal

O Zootecnista pode atuar no mercado de pescados de forma direta, sendo parte da fiscalização ou até mesmo responsável pelo controle de qualidade do produto. O Brasil possui grandes bacias hidrográficas e uma costa litorânea que permite que o pescado seja um dos grandes produtos comercializados no país, havendo diversas oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, o consumo consciente por parte das pessoas pode ser a chave para a prevenção de muitas doenças, não somente a de Haff. Consumir produtos que possuem selo de certificação, dentro da validade e de origem comprovada diminuem muito a chance de surtos de doenças.

Manter a saúde dos animais evita que muitos outros problemas possam surgir, isto porque a presença de enfermidades não só gera problemas sanitários, mas também problemas econômicos. Uma vez que instalada certa doença, sem controle adequado, dificilmente será erradicada.

Os profissionais de agrárias são os principais responsáveis pelo agronegócio brasileiro, junto aos órgãos fiscalizadores, sendo elos importantes da cadeia produtiva para manter a segurança alimentar de produtos de origem animal e vegetal.

Linkedin: Zootecnia Brasil

Referências:

BVSMS. Doenças da Urina Preta. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/doenca-da-urina-preta-doenca-de-haff/

FIORATTI, Carolina. O que é a “doença da urina preta”, com mais de 40 casos no Amazonas Leia mais em: https://super.abril.com.br/saude/o-que-e-a-doenca-da-urina-preta-com-mais-de-40-casos-no-amazonas/. Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/o-que-e-a-doenca-da-urina-preta-com-mais-de-40-casos-no-amazonas/

Super Interessante. O que é a “doença da urina preta”, com mais de 40 casos no Amazonas.

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »