Tilápia: Rainha das Águas Doces

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

A tilápia é um peixe de origem africana e possui mais de 70 espécies, sendo 9 delas cultivadas em mais de 100 países. No brasil sua criação teve início por volta do século XX (1971), porém o cultivo comercial se deu na década de 80. O Paraná é o maior estado produtor de tilápia, chegando a 130.000 toneladas e o Brasil fica como quarto colocado no ranking mundial (China em primeiro lugar com 1,93 mi de toneladas) – FAO 2020.

É considerada uma espécie rústica, se adapta às variações do ambiente e sistemas de cultivo, resistente à doenças e parasitas, possui alta taxa de crescimento, além disso, também tem grande aceitação de mercado e excelente qualidade de carne.

Criação e particularidades: saiba tudo sobre cultivo de tilápias -  Engepesca - Redes para Aquicultura
Tilápia (Fonte: Engepesca)

As principais tilápias são: Tilápia-do-Nilo, possui alta prolificidade, atinge maturidade sexual entre 4-6 meses, é onívora e possui o melhor rendimento de filé. A Tilápia-Azul tem origem em Israel e é bastante tolerante ao frio bem como muito utilizada para produção de híbridos. Tilápia-Moçambique, tolera altas salinidades assim como a Tilápia-Zanzibar, o cruzamento entre a Tilápia do Nilo e a Tilápia de Moçambique gera a Tilápia-Vermelha (híbrido).

Tilápia-do-nilo | Fauna | G1
Tilápia-do-Nilo (Fonte: G1)
Tilápia de Zanzibar nadando entre outras
Tilápia-de-Zanzibar (Fonte: MF Rural)
Tilápia Moçambique com fundo preto
Tilápia-de-Moçambique (Fonte:MF Rural)
Tilápia Azul nadando entre alevinos
Tilápia-Azul (Fonte: MF Rural)
Foto de Tilápia Vermelha e mais fotos de stock de Comida - iStock
Tilápia Vermelha (Fonte: iStock)

As tilápias são peixes de desova parcelada e constante, não migrador e de incubação dos ovos na boca da fêmea. Por ter desova parcelada isso faz com que a fêmea tenha gasto energético e ocasiona aumento populacional muito rápido, tendo maior competição por alimento, por isso, há técnicas de controle reprodutivo como: seleção manual (separar o que é macho e o que é fêmea), inversão sexual (na fase de larva), supermacho e produção de híbridos.

A criação se dá basicamente em três fases: larvicultura e alevinagem, crescimento e engorda, somando o tempo de produção de 5-6 meses. O sistema de cultivo depende das condições do produtor, podendo ser em tanques escavados, tanques de concreto, tanques rede e raceways (complexo, necessita de aeradores, funcionários qualificados, arraçoamento, maior controle de doenças). Há também a possibilidade de policultivo em viveiros escavados com duas ou mais espécies em consórcio como, por exemplo, tilápia e camarão em áreas superiores a 1000m2 – é necessário que se tenha conhecimento do tempo de cultivo de cada espécie para melhor aproveitamento dos dois cultivos.

O Brasil tem muito potencial para subir no ranking devido a sua condição hídrica, necessita do impulso tecnológico e de profissionais cada vez mais qualificados para atender a demanda dos consumidores. A tilápia já é um peixe bem aceito no mercado, facilitando o escoamento da produção, sendo muito importante os meios de comunicação para que a informação seja cada vez mais difundida.

Referências:

http://www.aquiculturavenites.com.br

https://engepesca.com.br/post/saiba-tudo-sobre-tilapias

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/02/tilapia-do-nilo.html

https://www.istockphoto.com/br

A pesquisa teve base nas aulas sobre criação de tilápia oferecidas no curso de Zootecnia da UFSC.

3 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »