Você conhece a Helicicultura?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes
De praga a negócio… Aposte na produção de caracóis (helicicultura)! |  OpenPD - Open Network on Plant Pests and Diseases

A Helicultura é um dos ramos da Malacocultura, criação de moluscos, que produz caracóis, principalmente da espécie europeia Helix aspersa, para fins alimentares da carne do molusco, popularmente conhecido como Escargot, rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e baixo teor calórico, auxiliando também no combate do colesterol, devido seu alto teor de ácidos graxos poliinsaturados e pobre em lipídeos.

Existem 3 tipos de sistemas de criação, o extensivo (escargots criados ao ar livre), semi-intensivo (eclosão dos ovos ocorre em lugar controlado) e intensivo (criação de escargots em cativeiro).

No manejo reprodutivo, os animais são hermafroditas, ou seja, possuem aparelhos reprodutores dos dois sexos, feminino e masculino, e precisam de outro indivíduo para realizar a cópula e posteriormente fazer a postura de aproximadamente 200 ovos.

A nutrição é baseada em vegetais, pois são animais herbívoros. É importante oferecer constantemente água potável e a alimentação correta de acordo com a espécie cultivada.

Os caracóis comestíveis levam em média 6 meses para atingir cerca de 15 gramas, peso indicado para abate.

Me conta nos comentários, você já comeu escargot?

Referências:

https://famez.ufms.br/

https://myanimals.com/pt/a-criacao-de-caracois/

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »