Curiosidades sobre a tilápia-do-Nilo

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A tilápia-do-Nilo é uma das 70 espécies de tilápias espalhadas pelo mundo, pertencente ao filo Chordata, família Cichlidae, gênero e espécie Oreochromis nilóticos. Alguns comportamentos marcantes da família Cichlidae e da tilápia é sua agressividade, hierarquia, poligamia e a coloração diferenciada em machos. Os machos de tilápia dominantes possuem coloração de tons vermelho e rosa.

tilápia-do-nilo
Macho dominante de tilápia, com coloração destacada para rosa e vermelho

Além da coloração, o macho também possui crescimento diferenciado das fêmeas, os machos de tilápia tendem a serem maiores e seu crescimento é rápido. Outros pontos interessantes da espécie são as construções de ninhos, o modo em que se reproduzem e cuidado com sua prole.

Leia também: Tilápia: Rainda das Águas Doces

O macho é o responsável por construir os ninhos, cada macho pode construir de oito a dez ninhos, que possuem de trinta a quarenta centímetros de largura e profundidade, sendo esses sempre dispostos em lugares rasos de rios e viveiros. Este comportamento de construção acontece, pois, a fêmea escolhe o macho para se reproduzir pelo ninho.

Ninhos construídos pelo macho de tilápia nas margens de um viveiro escavado.

Após a escolha do ninho se dá início ao acasalamento. A fertilização dos ovos ocorre de forma externa. Primeiramente acontece a liberação dos ovos da fêmea e após a liberação de esperma do macho no ninho. Depois da fecundação a fêmea captura estes ovos e faz a incubação deles na boca.

O período de incubação leva de cinco a sete dias, quando os ovos eclodem e as larvas nascem o cuidado parental da fêmea continua por um período de sete a dez dias. Durante esta fase as fêmeas não se alimentam, com isso elas perdem peso e seu crescimento diminui.

tilápia-do-nilo
Fêmea de tilápia com os ovos fertilizados em sua boca, a coloração amarelada dos ovos demonstra uma boa fertilização.

O processo de diferenciação sexual dos ciclídeos principalmente a tilápia é algo especifico, isso porque as gônadas se formam de dez a quinze dias após a eclosão dos ovos. E por este motivo o fenótipo da tilápia pode ser alterado com a utilização de hormônios ou temperatura.

Acesse nosso LinkedIn: Zootecnia Brasil

A população monosexo formada por machos é de suma importância para a produção comercial de tilápias, pois o macho possui características interessantes para o mercado, além disso diminui o risco da tilápia se tornar espécie invasora.

tilápia-do-nilo
Diferenciação a olho nu do sexo da tilápia. Este método de observação somente é possível quando o animal atinge no mínimo 100g

História

A tilápia-do-Nilo é oriunda do continente africano, nativa principalmente do rio Nilo e do lago Vitória. Segundo alguns registros históricos o cultivo da tilápia se iniciou 4 000 a.C., pelos egípcios. Os egípcios tinham grande adoração pela tilápia, sendo ela citada no livro dos mortos, e além disso possuía um hieróglifo próprio.

tilápia-do-nilo
Pintura encontrada em tumbas egípcias.

No mundo o cultivo da tilápia somente ocorreu em 1960 com a introdução da espécie no Japão, Tailândia e Filipinas. Na década de 70 a produção se espalhou para países como: Estados Unidos, Brasil e China. Porém, a criação da tilápia não era considerada comercial, pois não se conseguia ter controle reprodutivo da tilápia. Com isso, havia animais de tamanho diferentes e nanismo, o que levou a baixa porcentagem de peixes de tamanho comercial desmotivando a sua produção.

O desenvolvimento de técnicas como a masculinização representou um grande avanço na área, pois populações monossexuais possuem tamanhos uniformes e comercializáveis. Além disso, as pesquisas sobre sistemas de produção e nutrição melhoraram a expansão da produção, tornando assim a tilápia uma proteína animal comercializável.

Na década de 80 a tilápia se estabeleceu no mercado, sendo hoje o segundo peixe mais produzido do mundo, ficando atrás somente da carpa. Os maiores produtores de tilápia do mundo hoje são: China, Indonésia, Egito e Brasil.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »