Sistemas Integrados de Produção Agropecuária: relevância no meio ambiente, economia e sociedade

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Foto: Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária – UFPR

A população está se expandindo ao decorrer dos anos, por isso, a produção de alimentos precisa acompanhar essa demanda, para que não ocorra falta de suprimentos. Atualmente, surge a discussão sobre os danos causados pela produção agropecuária, de como ela é protagonista nas conversas a respeito dos gases de efeito estufa (GEE) e pela produção de metano (CH4) e sua prejudicialidade para o meio ambiente. Entretanto, apesar de julgarem essa produção como a grande vilã na propagação dos GEE, existem algumas alternativas para auxiliar na mitigação desses gases de forma eficiente, econômica e de maneira sustentável. 

Leia também: Bem estar animal: sombra e água fresca basta?

Os Sistemas Integrados de Produção Agropecuário (SIPA), consistem na integração da lavoura, pecuária e floresta em um único sistema, é uma excelente alternativa para os produtores que desejam contribuir para o meio ambiente de forma rentável para ele.

SIPA e seu impacto na economia 

Economicamente, o SIPA pode ser aderido com um rendimento melhor por área, comparativamente com outros sistemas, já que é possível integrar a pecuária e floresta sem que ocorra a necessidade de ampliação da área. O plantio de árvores no piquete dos animais pode contribuir também para o equilíbrio térmico dos animais no verão protegendo do sol, e no inverno protegendo das ventanias. A escolha dessa árvore pode servir para uma possível comercialização da extração dela no futuro, ou para a venda de crédito de carbono (C) para grandes empresas, que já é uma realidade nas empresas de aviação por exemplo. 

A integração da lavoura nesse sistema também possibilita o produtor a vender grãos como o milho e a soja, que estão em alta nos dias de hoje. Esse sistema possibilita a rotação de culturas, aumento da produção de palha para plantio direto, redução de doenças, pragas e plantas daninhas, um maior teor de matéria orgânica (MO), ciclagem de nutrientes no solo e diminuição da degradação do solo nesse período de lavoura.

Impacto no meio ambiente

A incorporação da floresta no sistema pecuário, se feita de forma planejada, pode trazer muitos benefícios para o meio ambiente, é uma forma de compensação dos gases de efeito estufa produzidos pelos ruminantes. De acordo com um estudo da Embrapa Pecuária Sudeste (SP), um sistema de média lotação, com 6 árvores de eucalipto, foi capaz de neutralizar os GEE e ainda gerar créditos de carbono, com 3,3 unidades de animal (UA) de peso vivo com 450kg. Possibilitando dessa forma, ser um sistema mais sustentável e responsável com o meio ambiente.

Impacto na sociedade

Essas medidas impactam diretamente na sociedade, pois todos usufruímos dela, desse modo, como produtores, zootecnistas, estudantes, técnicos e afins, temos a responsabilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, e estudar ainda mais para auxiliar nessas questões abordadas, para contribuir sustentavelmente para a produção de alimentos e a para a sociedade.

Por todos esses aspectos apresentados, o SIPA é uma alternativa que deve ser levada em consideração, visto que é economicamente viável, trazendo benefícios para a população, para os animais integrados a esse sistema e o meio ambiente.

Referências:

Árvore incrementa renda do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Pecuária é capaz de gerar crédito de carbono com média lotação no pasto

PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA DE SISTEMAS PASTORIS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »