Suinocultura: atualidades e desafios nos custos de produção

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
suino

A suinocultura é uma atividade de suma importância para a economia global, sendo um dos principais pilares da produção de proteína animal. O Brasil destaca-se como um dos maiores produtores e exportadores mundiais, contribuindo significativamente para a geração de empregos e o fornecimento de alimentos para a população mundial.

Recuperação do rebanho chinês

Recentemente, o setor suinícola tem enfrentado desafios importantes, principalmente com relação aos custos de produção e às questões sanitárias. Um dos eventos que impactou o mercado global foi o aumento do rebanho suíno na China – Após ser atingida pela Peste Suína Africana (PSA), a China vem se recuperando gradualmente, o que tem gerado mudanças significativas na demanda e nos preços internacionais de carne suína.

IN n° 113

No Brasil, a suinocultura continua sendo uma atividade crucial, com um mercado interno forte e uma crescente presença no mercado internacional. No entanto, os produtores enfrentam diversos desafios, incluindo os custos de produção, regulamentações sanitárias e a busca por práticas sustentáveis de criação, minimizando os impactos ambientais e promovendo a sustentatibilidade a longo prazo.

Leia também: Efeito estufa, aquecimento global e agropecuária: informe-se sobre o assunto!

Um aspecto fundamental na suinocultura atual é a preocupação com o bem-estar animal. No Brasil, a Instrução Normativa nº 113, que estabelece padrões mínimos de bem-estar para suínos, está em vigor desde 2021. Essa legislação visa garantir condições adequadas de alojamento, manejo e transporte dos animais, promovendo uma produção mais ética e responsável.

Como se manter com o custo de produção maior que o preço pago ao produtor?

Além das questões sanitárias e de bem-estar, os custos de produção são um dos principais desafios enfrentados pelos produtores suinícolas. A alimentação dos animais, por exemplo, representa mais de 70% dos custos totais de produção. Os preços dos insumos, como milho e soja, que são a base da dieta dos suínos, podem variar significativamente devido a fatores como condições climáticas, demanda global e políticas governamentais.

Diante desse cenário, os produtores precisam adotar estratégias para garantir a viabilidade econômica de suas operações. Uma abordagem comum é a agregação de valor aos produtos suínos. Isso pode ser feito por meio da diversificação da produção, incluindo a fabricação de cortes especiais, a produção de subprodutos como pele e gordura, e o desenvolvimento de produtos industrializados, como embutidos e defumados.

Estratégias e Inovação

Com a adoção de estratégias adequadas, o compromisso contínuo com o bem-estar animal, a implementação de práticas sustentáveis e a busca por inovação, a suinocultura está preparada para enfrentar os desafios do futuro e continuar desempenhando papel fundamental no desenvolvimento econômico mundial.

Links úteis:

Custos de Produção de Suínos – Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) – Portal Embrapa

FAOSTAT

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 113, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2020

USDA. Livestock and Poultry: World Markets and Trade

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »