Leite A2A2 ou leite sem lactose: quando escolher?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

O leite, um dos alimentos mais consumidos globalmente, apresenta uma ampla variedade de opções no mercado, como integral, desnatado, semidesnatado, pasteurizado, UHT (ultra high temperature) ou em pó. No entanto, a seleção do produto adequado às necessidades individuais pode ser desafiadora para algumas pessoas.

Com o aumento de condições como intolerâncias, alergias e outros problemas relacionados à digestão de alimentos tornaram-se cada vez mais comuns. O leite não foge a essa realidade. Sintomas como náuseas, desconforto intestinal, gases, dor abdominal e diarreia são comuns em intolerantes à lactose após consumirem produtos que contenham esse carboidrato, responsável pelo adocicado característico do leite.

Leia também: Genética no leite A2

Para identificar a intolerância e seu grau, exames de sangue são recomendados. Se o resultado for positivo, a sugestão é optar por produtos livres de lactose ou, antes das refeições, consumir uma quantidade específica de lactase, enzima responsável pela quebra da lactose. Entretanto, mesmo com resultados negativos para intolerância à lactose, muitas pessoas relatam desconforto ao consumir o produto. Isso pode ocorrer devido à diminuição na capacidade de digestão das proteínas presentes no leite, especialmente as caseínas, que podem ser alfa 1 e 2, beta e kappa.

Durante a digestão da β-caseína A1, ocorre a liberação do peptídeo opioide β-casomorfina-7, conhecido como BCM-7. Já na digestão da β-caseína A2, a liberação desse peptídeo é mínima ou inexistente. Sabendo que o BCM-7 causa desconforto gastrointestinal durante o consumo, o leite com genótipo A2A2 é mais recomendado para pessoas com essa particularidade.

Nem todas as raças de animais, principalmente bovinos, produzem leite com genética A2A2. Em animais não submetidos a seleção genética, é mais comum essa característica ser A1A1 ou A1A2, sendo a causa dos problemas relatados por um nicho específico de consumidores. É importante destacar que o leite A2A2 é recomendado para pessoas com desconforto, mesmo sem diagnóstico de intolerância à lactose, a menos que seja produzido com essa característica e contenha tal informação na embalagem. Isso ocorre porque, se não adicionada de maneira industrial, a enzima lactase não estará presente em leites com esta característica.

Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil 

Para pessoas com alergia à proteína do leite (APLV), o consumo de leite A2A2 é uma questão complexa, requerendo estudos de caso prévios conduzidos por profissionais de saúde humana. Estudos indicam que, se o grau de alergia for pequeno, devido à diferenciação na composição de proteínas (especialmente a caseína), as reações alérgicas tendem a ser menores. Contudo, é necessário realizar estudos aplicados devido à presença de outras proteínas no leite.

O importante é destacar que o leite é seguro e nutritivo, rico em cálcio, proteínas, vitaminas, gorduras e aminoácidos, o leite é um alimento essencial em todas as fases da vida humana. Beba leite, é saudável!

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »