Onda de calor: Dicas preventivas e enriquecimento ambiental para o seu cão

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
cão

O bem-estar animal é um dos pilares da Zootecnia, tanto na área produtiva como no mundo pet. As altas temperaturas está deixando muitos brasileiros inquietos, assim como os humanos, os animais sentem essas mudanças climáticas e, algumas medidas devem ser adotadas pelos tutores, para evitar possíveis doenças ou desconforto no cão. 

Dicas preventivas

  • Para o passeio diário, o ideal é fazer no início do dia, final da tarde ou à noite, pois o asfalto ou a calçada quente pode causar queimaduras nos coxins do seu pet. Lembre-se, os “sapatos” deles são os coxins. 
  • Busque ao longo do dia trocar sempre a água do seu cão.
  • Evite dar grandes quantidades de alimento para o seu animal, para que o organismo não precise trabalhar tanto na digestão, já que ele estará buscando a homeostase para equilibrar a temperatura corporal.

Leia também: As 3 Raças Caninas Mais Inteligentes do Mundo

Caso seja possível, é importante também lembrar dos animais de rua, deixe água fresca na frente da sua casa, próximo de alguma sombra para não esquentar tão rapidamente a água.

Enriquecimento Ambiental

O enriquecimento ambiental (EA) é muito importante para os animais, não somente para brincadeiras, mas também é um meio de estimular os sentidos cognitivos do seu pet. O EA é uma medida bastante assertiva para diminuir a ansiedade e aumentar a longevidade do seu cão. 

Alguma dicas de EA para refrescar o seu cão:

  • Faça cubos de gelos e coloque na água do seu animal, dessa maneira ele poderá brincar com o gelo e se refrescar 
  • Congele frutas que seu cão possa comer, como por exemplo: banana, laranja, maçã, melão, melancia, entre outras. (OBS: é importante consultar o médico veterinário caso tenha algum tipo de restrição alimentar) 
  • Água de coco gelada é uma ótima maneira para refrescar 
  • Congele patas de galinha e ofereça para o seu pet, é uma ótima fonte de colágeno (É importante ressaltar que elas só podem ser dadas após o congelamento, para evitar problemas intestinais).
  • Dentro de um pote coloque água e algum petisco que seu cão goste, congele e quando estiver pronto dê para o seu animal, além de refrescar ele ficará um bom tempo tentando chegar no petisco, diminuindo assim a ansiedade e estresse dele. 

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Com as altas temperaturas é importante ficar atento ao seu pet, para que caso ele apresente sinais mais sérios de problemas respiratórios, taquicardia, ferimentos nas patas ou outros desconfortos você consiga levar ele imediatamente no médico veterinário. 

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »