Creep-feeding: Suplementação de bezerros de corte 

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.001 outros assinantes

O Creep-feeding (cocho privativo) é uma estrutura feita de madeira ou arame liso, no qual somente o bezerro possui acesso, nele é oferecido uma suplementação com ração balanceada, no qual possui o objetivo de suprir as necessidades nutricionais da cria e realizar um maior peso ao desmame. Além disso, ele deve ser instalado próximo às áreas de descanso das vacas e/ou próximo do cocho de sal.

Em princípio os bezerros lactentes conseguem ter um bom desenvolvimento até dois meses, período este que suas mães se encontram no pico de lactação, após o período de noventa dias suas demandas nutricionais excedem aos nutrientes do leite, sendo assim necessário o fornecimento de uma alimentação à parte, para que sejam mantidos sua taxa de ganho de peso. Segundo AFRC (1993), há uma estimativa de diferença de 30% entre a necessidade do bezerro e a quantidade de  leite produzido pela mãe, assim para exemplificar, um animal que possui ganho diário de 0,7 kg precisa ingerir 3,5 kg de leite por dia mais 5,0 kg para manter o peso vivo.

Leia também: Diferença entre Creep-Feeding e Creep-Grazing

A fase do nascimento até a desmama do bezerro apresenta a maior rentabilidade de peso, no qual este atinge em sete meses em torno de 37% do seu peso final de abate. Deste modo, quanto maior for o peso na desmama, menor será o  tempo de confinamento e menor custo, ou seja, maior será o valor de venda, assim, o ganho de peso pode ser maior através da implantação e uso de suplementação usando o sistema de creep-feeding.

Fatores relevantes para a adoção do sistema:

  • Melhora a condição corporal e eficiência reprodutiva da matriz;
  • Proporciona um maior  ganho de peso na desmama;
  • Adaptação dos bezerros no cocho;
  • Ocorre desenvolvimento ruminal;
  • Menor estresse na desmama;
  • Reduz idade de abate ou preconiza idade de reprodução;
  • Uniformiza o lote.

Os teores ideais de energia e proteína de uma ração usada no creep dependem se o sistema de alimentação é livre ou se possui limitação de consumo, ainda assim, os bezerros mais novos possuem necessidades maiores de proteína. Apesar do menor menor ganho na ingestão de suplementos de baixo consumo ser menor, ela é uma opção mais viável para a inclusão do sistema. No entanto, o consumo é mais significativo a partir dos quatro meses de idade.

            Kg obtidos em diferentes sistemas de alimentação

Item  Sem Creep        Creep 1     Creep 2
Ganho sobre o controle, kg—————–          13,7        36,0
Ganho médio diário em 133 dias (kg/dia)        0,79          0,89        1,06
Suplemento/bezerro (kg/dia)—————–          0,33        2,09 
No Creep 1 há limitador de consumo e no Creep 2 sem limitador. Lusby, K.S. (1986) 

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Em síntese o creep-feeding é uma prática que proporciona benefícios em relação ao maior peso à desmama e ao peso final, além do mais, a eficiência do processo de criação depende da taxa de desmama e a quantidade de quilos de bezerros desmamados por vaca no decorrer dos anos.

Referências:

Boletim Técnico 05 – Produção Animal UNICASTELO (universidadebrasil.edu.br)

FERRIANI BRANCO, A. O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE. [s.l: s.n.]. Disponível em: <>. Acesso em: 21 abr. 2023.

10 respostas

    1. Olá, Júlio. Posso te dar uma fórmula básica, porém é preciso ter o conhecimento sobre quais são as exigências nutricionais dos seus animais e também sobre, as informações contidas nos produtos usados. Desta forma não haverá riscos de ocorrer déficits ou intoxicações.
      Assim, o suplemento pode ter 46% % de milho, 46% farelo de soja, 5% de mineral e 3% você pode adicionar algum aditivo, como melaço e/ou aroma artificial de baunilha.

    1. Olá, Márcio.
      Posso fazer alguma sugestão, no entanto é muito importante que se tenha o conhecimento sobre quais são as exigências nutricionais dos seus bezerros, assim como também, as informações contidas nos produtos usados. Pois somente assim estará seguro o atendimento das necessidades sem ocasionar riscos de déficit ou intoxicação.
      Deste modo, uma fórmula básica pode ter 70% de milho moído, 22% de farelo de soja, 3% de suplemento mineral, 3% de sal branco e 2% você pode adicional algum palatabilizante, como o melaço ou farelo de cacau para estimular o consumo.

  1. Tenho creep, é muito bom mesmo, a dificuldade e achar comprador para esse tipo de bezerros,pois ainda há raros compradores , há cabeça de vários pecuaristas ainda não mudou.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »