Peixe piau: descubra curiosidades sobre esse habitante das águas

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

O peixe piau, cientificamente conhecido como Leporinus obtusidens, é uma espécie de peixe de água doce encontrada em diversos rios e lagos do Brasil. É um peixe muito popular na pesca esportiva, além de ser uma importante fonte de alimento em diversas regiões do país.

O piau é um peixe de porte médio, que pode chegar a medir cerca de 50 centímetros de comprimento e pesar até 2 quilos. Possui um corpo alongado, com escamas grandes e de cor prata. Sua cabeça é arredondada, com olhos grandes e boca pequena. Sua nadadeira dorsal é longa e pontiaguda, e a nadadeira anal é curta e arredondada.

piau

Leia também: Cultivo de Dourado

O peixe piau é encontrado em diversas regiões do Brasil, principalmente nas bacias dos rios Paraná, Paraguai, São Francisco e Tocantins. Ele prefere águas claras e rápidas, e pode ser encontrado em corredeiras, poços e lagos. É uma espécie bastante adaptável, que consegue sobreviver em ambientes com baixo teor de oxigênio.

Em relação à sua reprodução, o peixe piau é uma espécie ovípara, ou seja, a fêmea coloca os ovos que são fecundados pelo macho. A época de reprodução pode variar de acordo com a região e as condições ambientais, mas geralmente ocorre entre os meses de outubro e março. Os ovos são depositados em áreas com água rasa e correnteza, onde ficam presos a pedras ou plantas aquáticas.

Quanto à sua dieta, o peixe piau é onívoro, alimentando-se de uma variedade de alimentos, incluindo insetos, crustáceos, algas e pequenos peixes. É um peixe bastante resistente, que consegue sobreviver em ambientes com pouca oferta de alimento.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Além disso, o peixe piau é conhecido por ser um peixe bastante explorado na pesca esportivoa, que oferece uma boa luta ao pescador. É uma espécie bastante valorizada na pesca esportiva, sendo bastante procurada por pescadores de todo o país.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »