Plantio de amendoim forrageiro em pastagens

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) é uma leguminosa forrageira herbácea, originária da flora brasileira, que apresenta alta digestibilidade e uma excelente produtividade no teor de proteína bruta, possuindo de 20 a 35cm de altura.

A época ideal para cultivar essa planta é no intervalo entre setembro e janeiro, já que entre esses meses possui uma maior ocorrência de chuvas e incidência solar. Esse tipo de leguminosa pode ser cultivado solo, mas é muito utilizada no plantio combinado com gramíneas de verão e de inverno, gerando uma forragem de alta qualidade.

Leia também: Consórcio de cultivares de Urochloa e leguminosas: uma realidade sustentável!

Seu plantio pode acontecer com a pastagem já desenvolvida ou na modificação do solo, entretanto, alguns produtores também podem realizar o plantio em conjunto, ou seja, desenvolver os dois mutualmente. As vantagens de ter o plantio de amendoim forrageiro em pastagens é a combinação muito eficaz no quesito de valor nutritivo, já que seu teor de proteínas é elevado e o rebanho acaba aceitando com muita facilidade essa forrageira.

Entre outras vantagens, se encontra: alta fixação de nitrogênio no solo, aumenta o proveito do pasto, contempla na recuperação de pastagens degradadas e diversidade de uso na alimentação animal.

Uma das maiores desvantagens do amendoim forrageiro é a falta de sementes e mudas para a sua propagação. Possui baixa resistência as secas, pois acaba se “refundindo”, mas a partir do momento em que entra em contato com a chuva ele volta sem auxílio humano.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

REFERÊNCIAS:

EMBRAPA. Amendoim forrageiro melhora a qualidade do pasto.

EMBRAPA. Amendoim forrageiro cv. BRS Mandobi. 2019.

BOURSHEIDT, M. L. D, PEDREIRA, B. C. e, PEREIRA, D. H, ZANETTE, M. C, DEVENS, J. Estratégias de fornecimento de nitrogênio em pastagens: fertilizante mineral, inoculante bacteriano e consórcio com amendoim forrageiro. 2019.

4 respostas

  1. Já ouvir falar muito bem dessa leguminosa, inclusive tenho interesse em adquirir mudas ou sementes pra fazer uma experiência. Moro no Pará e estou encontrando muitas dificuldades pra obter as mesmas. Caso, alguém possa me ajudar, informando logo locais onde possa adquiri-las, fico agradecido @

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »