Consórcio de cultivares de Urochloa e leguminosas: uma realidade sustentável!

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
consórcio

O consórcio é um sistema onde se integram duas ou mais culturas diferentes em uma mesma área. Essa diversidade entre componentes vegetais apresenta vantagens para o sistema produtivo. O principal componente seria a fixação de nitrogênio proporcionado pelas leguminosas, que pode ocasionar aumento na produtividade e valor nutritivo das forragens (Zegler et al., 2018).

A prática de consorciar gramíneas com leguminosas é uma atividade que vem ganhando espaço, visto que estudos vêm demonstrando a eficiência desse sistema. O consórcio possui importância principalmente em relação a diminuição da dependência de fertilizantes nitrogenados, substituindo-os pelo produto da fixação biológica de nitrogênio, ocorrida graças à simbiose de bactérias fixadoras com leguminosas, visto que irá converter o nitrogênio atmosférico em amônia, garantindo a entrada deste nutriente ao ecossistema de pastagens, garantindo aumento na produtividade das pastagens e no valor nutritivo da forragem Dubeux & Sollenberger et al. (2020). 

Assim como o consórcio é visto como uma estratégia sustentável, pois a substituição de fertilizantes nitrogenados é uma interessante escolha, na qual a aplicação da adubação nitrogenada, principalmente de forma inadequada, ocasiona grande liberação de óxido nitroso à atmosfera, sendo esse um potente gás de efeito estufa, tal como o risco de eutrofização das águas gerada pela presença dos fertilizantes decantados em fundo dos lagos. Segundo pesquisadores como Cardoso et al. (2016) e Pereira et al. (2019), há necessidade do uso de combustíveis fósseis para fabricação e transporte dos fertilizantes, enquanto que na estratégia da utilização de consórcios esses efeitos são minimizados graças ao sequestro de carbono realizado pelas leguminosas, visto que segundo Kohmann et al. (2020), a adição de nitrogênio promove acúmulo de carbono ao sistema relativamente de formas mais estáveis no solo.

O consórcio também atua diretamente na biomassa radicular do solo, na qual o experimento realizado por Santos et al. (2018) demonstrou que o nitrogênio advindo das leguminosas e introduzido ao ecossistema foi um dos principais responsáveis pelo  aumento de biomassa subterrânea, de raízes e rizomas, no solo. Sendo que o maior desenvolvimento radicular cria condições de melhoria na física do solo, pois o sistema radicular desenvolvido neutraliza a compactação exercida pelos cascos de gado Dubeux & Sollenberger et al. (2020).

Leia também: Manejo de ponta e repasse em pastagens

O nitrogênio classificado como macronutriente é de extrema importância em um ecossistema de pastagens. É ressaltado por Kohmann et al. (2020) e Dubeux & Sollenberger et al. (2020) que a presença desse nutriente ocasiona a formação de serapilheira de maior qualidade que ao se decompor reduz a relação C:N e, consequentemente, diminui a imobilização de nutrientes, garantindo uma decomposição mais acelerada, mineralização e ciclagem de nutrientes mais eficiente na área de pastagem. Sendo a leguminosa calopogônio utilizada como alternativa de adubação verde, cuja o seu consórcio com capim Urochloa decumbens, utilizado em pesquisa realizada por Silva et al. (2012) observou aumento da taxa de decomposição da serapilheira graças a inclusão de calopogônio. O experimento analisou a composição química e decomposição após a inclusão da leguminosa em 0, 50 e 100% da massa da serapilheira, sendo analisado que os valores da relação C:N do material senescente da monocultura do Urochloa foram 74 a 76% maiores do que o material puro de calopogônio, tal como com a adoção de 50% de leguminosa, houve declínio na proporção, chegando de 62 a 64%, desse modo a mineralização líquida do nitrogênio aumentou de 27% em monocultura de gramíneas para 38% com 50% de inclusão de calopogônio, ocasionado aceleração na ciclagem de nutrientes de 16% (Silva et al. – 2012).

O amendoim forrageiro vem sendo estudado principalmente visando observar os seus benefícios na cadeia produtiva da carne sob pastejo. O experimento realizado por Pereira et al. (2019) relatou que a produtividade do consórcio de Arachis pintoi (cv. Belmonte) com Urochloa brizantha (cv. Marandú) excederam a produção de capim Urochloa brizantha (cv. Marandú) em monocultura fertilizado com 120kg N/ha, para produção de gado de corte, sendo apresentado uma massa de forragem de 17% maior no consórcio em comparação a monocultura.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Constata pelos dados científicos que a utilização de leguminosas no sistema produtivo pode ser uma estratégia viável para cadeia produtiva de maneira sustentável pela diminuição da dependência de adubação nitrogenada. Entretanto, a disponibilidade de estudo sobre o assunto ainda é escassa. É essencial recentes avaliações sobre produtividade, densidade e valor nutritivo das culturas mantidas em consórcios de áreas de pastagem.

Referências:

Cardoso A.S; Berndt, A.; Leytem, A.; Alves, B.J.R; de Carvalho, I.N.O; Soares L.H.B; Urquiaga, S. and Boddey, R.M. (2016). Impact of the intensification of beef production in Brazil on greenhouse gas emissions and land use,Agricultural Systems, Volume 143, Pages 86-96, ISSN 0308-521X, https://doi.org/10.1016/j.agsy.2015.12.007.

Dubeux, J.C., Jr and Sollenberger L.E 2020, Nutrient cycling in grazed pastures.p.59-75. In: Management Strategies for Sustainable Cattle Production in Southern Pastures. 3ª ed. Quincy, FL, United States, ed.Monte Rouquette Jr., PAS, Glen E. Aiken. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-814474-9.00004-9.

Pereira, J.M; Rezende, C.D.P; Borges, A.M.F; Homem, B.G.C; Casagrande. D.R; Macedo T.M; Alves. B.J.R; Sant’Anna, S.A.C; Urquiaga, S. and Boddey, R.M. (2019). Production of beef cattle grazing on Brachiaria brizantha (Marandu grass)—Arachis pintoi (forage peanut cv. Belomonte) mixtures exceeded that on grass monocultures fertilized with 120 kg N/ha. Grass and Forage Science. 75: 28– 36. https://doi.org/10.1111/gfs.12463.

Santos, E.R.S; Dubeux, J.C Jr; Mackowiak, C.; Blount, A.; Sollenberger, L.E; DiLorenzo, N.; Jaramillo, D.; Garcia, L. and Pereira‐Neto, J.D. (2018), Root‐Rhizome Mass and Chemical Composition of Bahiagrass and Rhizoma Peanut Monocultures Compared with their Binary Mixtures. Crop Science, 58: 955-963. https://doi.org/10.2135/cropsci2017.09.0522.

Siqueira da Silva, H.M; Batista Dubeux, J.C., Jr; Ferreira dos Santos, M.V; de Andrade Lira, M; de Andrade Lira, M., Jr and Muir, J.P. (2012), Signal Grass Litter Decomposition Rate Increases with Inclusion of Calopo. Crop Science, 52: 1416-1423.  

https://doi.org/10.2135/cropsci2011.09.0482.

Zegler, C.H; Brink, G.E; Renz, M.J; Ruark, M.D. and Casler, M.D. (2018), Management Effects on Forage Productivity, Nutritive Value, and Legume Persistence in Rotationally Grazed Pastures. Crop Science, 58: 2657 2664.  https://doi.org/10.2135/cropsci2018.01.0009.

3 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »