Nelore Myo: Uma linhagem com melhor rendimento de carcaça

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
nelore myo

Rusticidade, fertilidade, rendimento de carcaça dentre outras, são características marcantes da raça Nelore, sendo muito usada em diversos cruzamentos com a finalidade de atender o mercado consumidor. Deste modo, a raça é muito usada como base para produção de animais com bom desenvolvimento e ganho de peso, é a partir dela que surgem novas linhagens e raças, nessa perspectiva surgiu o chamado “boi turbinado” ou mais precisamente o Nelore Myo.

Leia também: Diferenças entre as raças Nelore, Brahman e Tabapuã

Primeiramente o Nelore Myo é uma linhagem da raça Nelore, na qual possui o gene da Miostatina. Assim, ela é o gene responsável pelo crescimento muscular, podendo ser encontrado em espécies como ovinos, suínos, assim como também nos bovinos. Sendo assim, é muito requerido na bovinocultura de corte, visto que promove o desenvolvimento de uma dupla musculatura e assim permite que o animal tenha um melhor rendimento de carcaça.

Para exemplificar, o rendimento de carcaça se refere ao peso do animal já abatido (carne e ossos), deste modo, os animais costumam apresentar em média um rendimento de 50-55%, no entanto, isso é influenciado pela raça do animal, pela dieta fornecida, assim como também pela presença desse gene da Miostatina, visto que, animais que o possuem, têm melhores rendimentos, podendo obter 60%. 

O Nelore Myo é proveniente do cruzamento entre o Nelore com o Belgian Blue, no qual este possui a dominância do gene. Assim foram realizados cruzamentos entre estas duas raças, onde eram selecionados animais que possuíam a Miostatina. Em contrapartida, a presença do gene, os animais podem apresentar problemas no parto, quando as matrizes produzem bezerros homozigotos positivos, pois eles nascem maiores e pesados, além do mais, têm uma maior dificuldade em depositar gordura subcutânea, dificultando assim, o acabamento da carcaça.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

O acasalamento entre o Nelore e o Belgian Blue propiciam uma boa heterose, onde há a produção de um bezerro rústico, resistente a endo e ectoparasitos, com boa adaptação às pastagens e ao clima tropical, fértil e com facilidade do parto, características advindas da raça indiana e  maiores índices produtivos, com boa produção de carne, rendimento de carcaça vindos da raça taurina, Belgian Blue.

Raça/ CruzamentoPeso no Nascimento(valor em kg aproximado)Rendimento de Carcaça
Nelore Padrão                30,44 Kg        média de  50 a 56%
Belgian Blue                49,02 Kg        média de  65%
Animal homozigoto com mutação no gene                40,46 Kg        média de 70%
Animal homozigoto sem mutação no gene                31,19 Kg        média de 51%

Enfim, a introdução e a fixação do gene da miostatina deve ser monitorado com o auxílio das tecnologias, visto que, animais heterozigotos estão menos propensos a apresentarem problemas no parto e ainda é possível aproveitar o efeito positivo do gene, deste modo, é possível  usufruir de tais características, visto que ela permitirá um aumento de produção por área por animal.

Referências:

CENTAURUS, E. Revista AG – A Revista do Criador | Edição: 211 – Escolha do Leitor.

‌A Raça – Caracterização Racial.

Melhoramento genético do nelore aumenta a produtividade e reduz impacto ambiental.

PAULUSSI, K. S. [UNESP. Viabilidade do nascimento de bezerros da raça nelore com mutação no gene da miostatina obtidos por congenia. repositorio.unesp.br, 30 jul. 2018. Acesso em: 25 fev. 2023.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »