Orquite em bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

A orquite é uma inflamação nos testículos, as causas podem ser tanto por traumas quanto por agentes infecciosos como a Brucella. A inflamação se instala de forma aguda ou crônica.

Na orquite aguda há aumento do volume do tecido testicular, dor, aderência entre a túnica parietal e vaginal interferindo na mobilidade testicular. A orquite traumática tem mais prevalência em ovinos e cães.

Leia também: Efeito da Zearalenona (ZEA) na reprodução de bovinos

No avanço da patologia há desenvolvimento da orquite crônica, que se caracteriza pela atrofia do tecido, há possibilidade de azoospermia (ausência de espermatozoide na ejaculação), fibrose atrófica e necrose isquêmica.

Essa inflamação acomete a maioria das espécies e além da Brucella outros agentes infecciosos podem gerar tal problemática como E. coli, estreptococos, estafilococos, contudo a Brucella apresenta maior importância.

A degeneração ocorre rapidamente porém, a recuperação, quando ocorre, é bastante lenta. O sêmen pode apresentar diminuição do número e motilidade dos espermatozóides.

O animal pode relutar em andar, recusa a cobertura e assume um andar tenso, principalmente nos casos de peritonite associada. O tratamento deve ser feito até o desaparecimento das células inflamatórias do sêmen.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »