Efeito da Zearalenona (ZEA) na reprodução de bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

As micotoxinas causadas por fungos são prejudiciais para a saúde pública (afetando tanto animais quanto humanos).

Sendo assim, são substâncias químicas com potencial tóxico para o organismo animal, comumente encontradas em rações e cereais. Dessa maneira houve desenvolvimento para maior conhecimento, o que gerou atualmente tecnologias para identificar micotoxinas mesmo em níveis baixos de concentração.

As dietas com doses de toxidez causam efeitos estrogênicos, imunossupressores e carcinogênicos. A ingestão de forma crônica pelos rebanhos induz a perda de peso, aumento de casos de distúrbios reprodutivos e doenças em resposta a baixa imunidade.

Zearalenona

Os agentes causadores de Zearalenona são os fungos: Fusarium graminearum, Fusarium culmorum e Fusarium equiseti. Estão presentes principalmente no milho, trigo, cevada, arroz, sorgo e centeio.

Sendo assim, há predisposição de ocorrência de cistos foliculares em vacas leiteiras. Além de provocar um quadro de hiperestrogenismo, levando o animal a repetição de cio, e ao quadro de redução da taxa de concepção.

Fêmeas bovinas podem apresentar secreção vaginal, edema de glândula mamária, vulva e útero, além de prolapso uterino, vaginal e de reto.

A ovulação, implantação e a gestação podem ser acometidas com a morte embrionária e aborto, bem como redução na produção de leite.

A proliferação dos fungos acontece de maneira muito simples, sendo o ambiente ideal para seu desenvolvimento entre as temperaturas de 20ºC a 25ºC, Somada  à temperatura, as altas taxas de umidade – do ambiente, ou até mesmo do próprio insumo – resultam em condições muito favoráveis para o desenvolvimento.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »