Imunocastração de suínos: bem-estar e desempenho

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes
imunocastração

A imunocastração surge como uma alternativa à castração cirúrgica, reduzindo o estresse e as dores dos animais e trazendo benefícios ao desempenho e qualidade de carcaça de suínos machos e fêmeas (Freitas et al., 2018).

Até o ano de 2020, o abate de suínos machos inteiros era estritamente proibido no Brasil pelo Art. 104 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA (BRASIL, 2017). Essa proibição tinha o foco de evitar que a carne suína com odor e sabor indesejáveis chegasse na mesa do consumidor. Entretanto, esse artigo foi revogado pelo Decreto nº 10.468, de 2020, sendo permitido assim o abate de animais não castrados.

Esse odor e sabor da carne de machos inteiros são associados à presença do hormônio andrestenona e a substância escatol (Freitas et al., 2018). O hormônio andrestenona é hidrofóbico e produzido nos testículos, portanto, pode ser armazenado no tecido adiposo (gordura). O escatol (fórmula química C9H9N) é uma substância encontrada nas fezes de mamíferos sendo resultante do metabolismo do triptofano pelas bactérias intestinais.

Leia também: Manejo alimentar e exigências nutricionais da porca gestante

Desta forma, mesmo com a revogação do art. 104, é imprescindível a castração dos machos destinados ao abate. A imunocastração visa reduzir o desenvolvimento dos testículos e a produção de hormônios esteroides, como a andrestenona. Estudos sugerem que esse hormônio em altas concentrações impedem o metabolismo do escatol, consequentemente, é depositado no tecido adiposo (Doran et al., 2004).

A Imunocastração

A imunocastração se dá pela aplicação de duas doses de uma vacina anti-GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas) que estimula a produção e liberação dos hormônios FSH e LH, responsáveis pelo desenvolvimento testicular e produção de outros hormônios.

Os benefícios trazidos pela imunocastração seguem abaixo:

  • Bem-estar animal, evitando a dor e a necessidade de analgésicos e anestésicos;
  • Efeito anabolizante (os testículos permanecem funcionais durante um período);
  • Melhora na conversão alimentar (CA);
  • Maior consumo médio de ração (CMR);

Possíveis desvantagens:

  • É necessária a aplicação de duas doses para efeito completo, caso contrário, os animais podem apresentar comportamentos agressivos;
  • Poucas informações sobre as exigências nutricionais desses animais.

REFERÊNCIAS

DORAN, E; WHITTINGTON, F.W; WOOD, J.D, McGIVAN, J.D. Cytochrome5P450IIE1 (CYP2E1) is induced by skatole and this induction is blocked by6androstenone in isolated pig hepatocytes. Chemico-Biological Interactions, 2004

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »